Seis jogos no mesmo horário movimentaram a sexta-feira (27) pela última rodada da fase de classificação da Superliga 2025/26 de vôlei masculino. Campeão da Copa Brasil e do Sul-Americano em cima do Sada Cruzeiro, ambos neste ano, o Vôlei Renata voltou a vencer o rival. O duelo ocorreu em Campinas (SP), no Ginásio Taquaral, e o triunfo foi por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 29/27 e 25/21. Já garantido como líder, com 54 pontos, o time cruzeirense poupou titulares e teve o oposto Wallace como titular pela primeira vez após lesão. Já a equipe campineira chegou aos 51 e se manteve em segundo. Por fim, os confrontos definiram Joinville como último rebaixado em briga direta com o Viapol São José.
- Mogi atropela Corinthians em casa e sai na frente na semifinal do Paulista
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta terça, 22 de setembro
- Leoas celebram “melhor ano das nossas vidas” após fim da temporada
- Corinthians vence Bahia com gol de Jhonson e é finalista do Brasileiro
- Brasil começa Jogos Sul-Americanos com goleada e vitória no clássico
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
G4 com três mineiros e Campinas como intruso
No duelo entre primeiro e segundo, o Vôlei Renata bateu o Sada Cruzeiro com o levantador Bruninho como MVP. O ponteiro Adriano Xavier liderou a pontuação do jogo com 16 acertos. O oposto argentino Bruno Lima ajudou com 13 e o ponteiro Maurício Borges fez dez. Do lado cruzeirense, o ponteiro Willian Doardo terminou como maior pontuador com 11, seguido de perto pelo ponteiro Rodriguinho e pelo central colombiano Velasco, ambos com dez. Abaixo deles, o Praia Clube confirmou o terceiro ao alcançar 44 pontos. A equipe de Uberlândia bateu o JF Vôlei, fora de casa, por 3 sets a 0, com triplo 25/23.
No êxito do Praia, o oposto Franco foi escolhido como craque da partida disputada no Ginásio Municipal de Juiz de Fora. O atacante também liderou em acertos com 20 pontos. O ponteiro Paulo apareceu na sequência com 12. Do lado do time de Juiz de Fora, o oposto Rajé Alleyne, de Barbados, fechou como maior pontuador com 16. O ponteiro Rodrigo Ruiz surgiu depois com 11. Para completar o G4, o Itambé Minas chegou aos 43 pontos e terminou em quarto. O clube minastenista superou o Saneago Goiás, na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG), por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 24/26, 25/21 e 25/21.
Com 14 pontos, o central Geovane Kuhnen finalizou sendo eleito melhor em quadra. Ainda pelo Minas, o oposto Samuel Neufeld terminou na liderança em pontos com 30 e o central Michel ajudou ao fazer dez. Já no Goiás, o ponteiro Robinho marcou 12 e o oposto André Saliba contribuiu com dez. Com os resultados do dia, o time goiano concluiu a fase de classificação da Superliga em oitavo, com 30 pontos.
São José luta até o fim e se salva do rebaixamento
Em Bauru (SP), na Arena Paulo Skaf, São José se livrou do rebaixamento da Superliga com emoção ao vencer o Sesi Bauru em cinco sets. O time joseense triunfou com parciais de 25/20, 20/25, 21/25, 25/21 e 24/22. Com o triunfo, a equipe visitante saltou da 11ª para a 10ª colocação ao chegar aos 22 pontos. O oposto Davy liderou a pontuação pelo lado vitorioso com 22 acertos, seguido pelos centrais Babu, que fez 18, e Rômulo, com 14. Já do lado derrotado, o ponteiro Vaccari marcou 26 e o oposto Éder Carbonera ficou em segundo ao anotar 25. O Sesi Bauru fechou em nono, com 27 pontos, fora dos playoffs.
Se São José acabou se salvando, o Joinville sofreu a queda. Mesmo em casa, na Arena Cau Hansen, o time catarinense perdeu do Guarulhos BateuBet, por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/18 e 25/19. Os atletas dirigidos pelo técnico Rubinho, auxiliar de Bernardinho na seleção brasileira, ficou com 21 pontos e não se livrou do descenso fechando a Superliga em 11º. O ponteiro Gabriel Machado comandou o time vencedor em acertos com 15, um a mais que o oposto Bryan. A equipe guarulhense fechou em sexto na fase inicial com 34 pontos. Já no Joinville, o ponta Gui Amorim ficou em primeiro em acertos com 12.
Duelo direto em Suzano
Para complementar a rodada da Superliga, Suzano ganhou do Azulim Monte Carmelo em confronto direto. Em casa, a equipe suzanense superou o adversário por 3 sets a 2, parciais de 25/18, 20/25, 25/20, 22/25 e 15/12. Com 25 pontos, o ponteiro Gabriel Pessoa terminou como maior pontuador da partida e eleito MVP. Atleta da mesma posição, Robert apareceu na sequência com 20. O oposto Sabino e o central Léo Andrade surgiram em seguida com 14 pontos.
Do outro lado, o ponteiro Daniel Pinto liderou em acertos pelo time mineiro com 18, seguido pelo oposto André Oliveira, que anotou 15. Com o placar favorável, Suzano finalizou a fase classificatória da Superliga com 34 pontos, na quinta posição. Já o Monte Carmelo chegou aos 33 pontos e finalizou em sétimo lugar.
Confrontos dos playoffs da Superliga
- Sada Cruzeiro (1º) x Saneago Goiás (8º)
- Vôlei Renata (2º) x Azulim Monte Carmelo (7º)
- Praia Clube (3º) x Guarulhos BateuBet (6º)
- Itambé Minas (4º) x Suzano (5º)