Em sua quinta temporada à frente do Sada Cruzeiro, o técnico Filipe Ferraz celebrou mais uma classificação para a final do Campeonato Mineiro e destacou o comprometimento da equipe após a vitória por 3 sets a 0 sobre o Praia Clube, nesta sexta-feira (11). O treinador, que comandou o clube nas conquistas dos Mundiais de Clubes de 2021 e 2024, falou ao Olimpíada Todo Dia sobre o crescimento das equipes adversárias, a preparação para o clássico contra o Minas e o desafio de equilibrar o ritmo dos jogadores mais experientes ao longo da temporada.
“Na verdade, acho que todo jogo é bem jogado. Hoje as equipes se fortaleceram muito. Muitos atletas se juntando, treinadores, isso faz parte. A gente tenta manter o nosso ritmo o tempo todo, se sustentando lá em cima. Não é fácil, a gente sabe disso, mas a gente tem que se entregar o tempo todo”, afirmou Filipe.
O treinador ressaltou o comprometimento do grupo e a necessidade de superação constante para manter o alto nível do Cruzeiro. Mesmo com a boa atuação, Filipe também reconheceu que ainda há espaço para evolução.
“Eu falei com os meninos, se a gente fizesse a mesma coisa que a gente fez no ano passado, esse ano nada disso seria possível. Então eles estão se doando um pouco mais, estão treinando mais para que a gente pudesse estar em mais uma final de Campeonato Mineiro. Sempre há ajustes, não tenha dúvida disso. A gente fica lutando o tempo todo para melhorar 1%, o que seja 0,5%, mas a gente tem que melhorar. O Brasília chegou, deu uma cara nova, uma velocidade diferente para o time. O time abraçou esse tipo de jogo que a gente gosta, que a gente trabalha”, destacou.
De olho na final
Sobre a decisão contra o Minas Tênis Clube, no domingo (12), o Filipe Ferraz previu um duelo equilibrado e elogiou o trabalho do treinador Guilherme.
“O Minas, a gente sabe, está sempre ali também nessa disputa com a gente. E eu acredito que vai ser um belíssimo jogo. O Guilherme trabalha muito bem taticamente a equipe deles. E claro, essa rivalidade vai aflorar dentro de quadra, mas isso faz parte do espetáculo. Tenho certeza que a gente vai fazer um bom jogo, como fizemos hoje contra o Praia, um time muito mais consistente, que é o que eu peço sempre para a minha equipe”, completou.
Os experientes puxam o grupo para cima
O treinador também comentou sobre a gestão física dos atletas mais experientes, como Lucão, Wallace e Douglas Souza, que serão fundamentais tanto na decisão estadual quanto na longa temporada que inclui Superliga e Mundial de Clubes.
“A gente tem um time realmente bem experiente, mesclando com a juventude. Sabemos lidar bem com essa situação, quando é a hora de descansar, quando é a hora de dar a puxada, para que todos possam manter o mesmo ritmo. Esses jogadores são os que fazem tudo acontecer, dão ritmo para o treino, estão intensos o tempo todo. É importante dosar esse momento, porque o desgaste é grande. Não é só por causa deles, mas de todos os atletas”, afirmou Filipe.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK