O segundo dia do Mundial de vôlei masculino nas Filipinas já reservou duas grandes surpresas. Neste sábado (13), a Turquia atropelou o Japão, quinto colocado do ranking mundial, em sets diretos, e Portugal derrotou Cuba, décimo do ranking, quebrando um jejum de 23 anos sem vitórias na competição.
- Yago Dora cai para Cole Houshmand nas quartas de final em Fiji
- WSL Fiji: Confira os resultados das baterias após a chamada desta terça
- Yago Dora e Medina avançam e colocam Brasil nas quartas da WSL em Fiji
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta quarta-feira, 2 de setembro
- Athlon e INSEP conquistam títulos inéditos no Brasileiro de goalball 2026
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Turquia surpreende o Japão
Na abertura do Grupo G, a Turquia não tomou conhecimento do Japão e venceu por 3 a 0, parciais de 25/19, 25/23 e 25/19. Foi a primeira vitória turca sobre os asiáticos desde 2016.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O destaque da partida foi o ponteiro Efe Mandıracı, responsável por cinco aces e 17 pontos no total. O oposto Adis Lagumdzija também brilhou com 15 pontos, incluindo o ponto que fechou o jogo.
Os turcos dominaram em todos os fundamentos: 7 a 1 em aces, 8 a 6 em bloqueios e 37 a 33 em ataques. Pelo Japão, o oposto Kento Miyaura anotou 13 pontos, enquanto o capitão Yuki Ishikawa fez dez.
Com o resultado, a Turquia larga com moral no grupo e evita, por enquanto, um possível cruzamento contra a Polônia já nas oitavas de final.
Portugal quebra tabu contra Cuba
Mais cedo, no Grupo D, Portugal venceu Cuba por 3 a 1 (20/25, 25/22, 25/19 e 25/19), conquistando seu primeiro triunfo em Mundiais desde 2002.
O jovem ponteiro Nuno Marques, de 22 anos, foi o grande nome da partida, com 19 pontos e 65% de aproveitamento no ataque. Ele ainda contribuiu com dois aces e dois bloqueios. Outro destaque foi o central Filip Cveticanin, que fez 14 pontos, quatro deles em bloqueios.
Cuba, que vinha como favorita, teve em Marlon Yant seu principal pontuador, também com 19 pontos. Mas a equipe caribenha cometeu 31 erros, contra 23 dos portugueses, fator decisivo no placar final.
Próximos jogos
Na sequência do torneio:
- A Turquia volta à quadra contra a Líbia na segunda-feira (15).
- O Japão enfrentará o Canadá no mesmo dia, em um duelo crucial para a recuperação.
- Já Cuba encara a Colômbia, enquanto Portugal terá a dura missão de enfrentar os Estados Unidos.