A seleção brasileira sub-21 de vôlei feminino não conseguiu avançar à final do Campeonato Mundial da categoria. Na madrugada deste sábado (16), em Surabaya, na Indonésia, o Brasil foi superado pela Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/21 e 25/19.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O confronto marcou um desempenho abaixo do esperado das principais referências ofensivas brasileiras. Helena, maior pontuadora da equipe ao longo da competição, anotou apenas dois pontos, ambos no terceiro set. Já Aline Segato, maior pontuadora do atropelo contra a Argentina, terminou com sete pontos, mas com aproveitamento de 20%. Helena teve índice ainda mais baixo, com apenas 9% de eficiência.
Do lado italiano, o ataque foi distribuído. Teresa Bosso e Nicole Piomboni dividiram a condição de maiores pontuadoras, com 13 pontos cada, mas outras cinco jogadoras também ultrapassaram a marca de dez pontos. Essa regularidade ofensiva garantiu bastante vantagem para a Itália nos momentos de definição, principalmente nos dois últimos sets, quando o Brasil chegou a equilibrar o placar no início das parciais.
Pelo pódio
Com o resultado, o Brasil vai disputar a medalha de bronze neste domingo (17), diante da Bulgária. A equipe europeia também perdeu na semifinal por 3 sets a 0, diante do Japão, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/13.
O confronto entre brasileiras e búlgaras reedita o duelo da estreia na competição. Naquela ocasião, o Brasil levou a melhor por 3 a 0, com parciais de 25/12, 25/18 e 25/19. Agora, as seleções voltam a se enfrentar em jogo decisivo pela terceira colocação.
Um dado curioso é que três das quatro seleções semifinalistas saíram do mesmo grupo na primeira fase. O Japão terminou como líder do grupo D, seguido pelo Brasil em segundo lugar e pela Bulgária em terceiro.
Apesar da derrota, o Brasil segue como maior vencedor isolado da competição, com seis títulos conquistados, embora a seleção não conquiste o Mundial sub-21 desde 2007, completando 18 anos de jejum.