8 5
Siga o OTD

Vôlei

Cruzeiro vence Suzano e garante melhor campanha da Superliga

A vitória diante do Suzano, por 3 sets a 1, deu ao Sada Cruzeiro a garantia do primeiro lugar da Superliga com uma rodada de antecedência. E, em duelo direto por dois objetivos, Saneago Goiás venceu Vedacit Guarulhos

Douglas Souza Sada Cruzeiro Superliga
Douglas Souza foi o craque do jogo na vitória do Sada Cruzeiro contra Suzano pela Superliga (Agência i7/Sada Cruzeiro)

O Sada Cruzeiro confirmou neste domingo (23) a melhor campanha da fase de classificação da Superliga masculina 2024/25. A vitória diante do Suzano, por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 25/27, 25/18 e 25/18, deu aos comandados do técnico Filipe Ferraz a garantia do primeiro lugar com uma rodada de antecedência. O time capitaneado por Wallace chegou aos 51 pontos, quatro a mais que o vice-líder Itambé Minas, e não pode mais ser alcançado. O ponteiro Douglas Souza conquistou o troféu VivaVôlei, eleito de craque da partida. Do outro lado, o time suzanense segue em sétimo lugar, com 29 pontos.

Ataque superior e menos erros

Douglas Souza e Wallace foram os dois maiores pontuadores do confronto. Os dois deixaram a quadra do ginásio Guanandizão, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com 13 pontos feitos. O ponteiro teve um acerto a mais no ataque (11 a 10). Já o oposto liderou em aces (2 a 1). Já em bloqueios, os destaques do Sada Cruzeiro no duelo ficaram no 1 a 1. Pelo Suzano, dois jogadores se aproximaram dos dois dígitos na pontuação e foram os principais nomes. Daniel Muniz e Gabriel Pessoa, ambos ponteiros, somaram nove pontos.

Mandante do jogo, o Suzano sofreu com o excesso de erros, principalmente no saque. No total, os comandados de Pedro Uehara, o Peu, deram 23 pontos de graça ao Sada Cruzeiro e receberam apenas 16, sete a mais. Em serviços, os suzanenses falharam 14 vezes e os cruzeirenses só oito. Filipe Ferraz e seus atletas ganharam em ações ofensivas, com quatro de vantagem: 35 a 31. Em aces o empate prevaleceu (4 a 4). Já em bloqueios, em pontos diretos, os times ficaram na igualdade (5 a 5), mas os visitantes amorteceram 11 bolas contra apenas cinco, gerando mais chances de contra-ataques.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O Sada Cruzeiro foi amplamente melhor no sistema defensivo. Os atletas dirigidos por Filipe Ferraz mostraram volume de jogo superior ao Suzano, com 16 defesas a mais (43 a 27). E ninguém defendeu mais do que Douglas Souza em quadra, com 12 bolas recuperadas. Em ataques, o líder em pontos foi Douglas Souza, com 11. Já em bloqueios, o destaque foi o central Cledenilson, com três tocos. Por fim, em aces, o protagonista foi Gabriel Pessoa, com três.

Briga contra queda e G8

O domingo teve mais um jogo além de Sada Cruzeiro e Suzano. Em Goiânia, no ginásio Sesi Vila Canaã, o Saneago Goiás recebeu o Vedacit Guarulhos em duelo com briga dupla: contra rebaixamento e por vaga nos playoffs da Superliga. O confronto foi bastante equilibrado, tenso e com fortes emoções. Com tantas alternâncias, o time da casa saiu vitorioso em cinco sets, parciais de 23/25, 25/21, 25/23, 16/25 e 15/13, e deixou a zona de descenso da competição. A equipe do técnico Hitalo Machado saiu dos 19 para 21 pontos, deixando a 11ª posição e chegando à 9ª colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Rivais deste domingo, os times estão com a mesma pontuação, mas com Guarulhos em décimo lugar. A Apan Roll-On, de Blumenau, chega à última rodada na zona de rebaixamento da Superliga, em 11º, com 20 pontos. Já lá em cima, Viapol São José está em oitavo, dentro dos classificados aos playoffs, com 22 pontos. Na vitória contra Guarulhos, o ponteiro Guilherme Amorim foi o maior pontuador do Goiás, com 20 pontos. Rodrigo Leandro, da mesma posição, apareceu em seguida, com 17. Do lado guarulhense, o ponteiro Léo Lukas liderou o jogo em acertos, com 27, seguido pelo oposto André Saliba, 19.

Mais em Vôlei