8 5
Siga o OTD

Vôlei

Em ascensão, Barueri vence e se aproxima do G8 da Superliga

Paulistano Barueri está em ascensão na Superliga e, neste sábado (15), conquistou sua terceira vitória nos últimos quatro jogos. Lyara foi escolhida a craque no placar favorável por 3 sets a 1 contra o Mackenzie

Paulistano Barueri Superliga Mackenzie
Barueri conquistou sua primeira vitória jogando no ginásio do Paulistano (Foto: Fernanda Georges/Flor de Ypê Paulistano Barueri)

O Flor de Ypê Paulistano Barueri está em ascensão na Superliga feminina 2024/25. Neste sábado (15), o time dirigido pelo técnico Wagão conquistou sua terceira vitória nos últimos quatro jogos pela competição. Na sequência, a equipe que tem José Roberto Guimarães como gestor venceu Sesc RJ Flamengo, Dentil/Praia Clube e a vítima da vez foi o Batavo Mackenzie. O momento é positivo e a levantadora Lyara foi escolhida a craque no placar favorável por 3 sets a 1 contra o clube de Belo Horizonte, parciais de 25/19, 25/19, 27/29 e 25/22.

Distribuição homogênea como virtude

Neste recorte de quatro partidas, a única derrota do Paulistano Barueri foi para o Gerdau Minas. Lyara ganhou o troféu VivaVôlei após apresentar uma distribuição inteligente e homogênea, usando a oposta Jheovana, mas colocando as demais atacante no jogo também. Por causa das boas tomadas de decisão da levantadora, o time mandante fechou a partida com quatro atletas com dois dígitos na pontuação. Jheovana liderou em acertos pelo time vencedor com 25 pontos. Ela contou com as contribuições das centrais Lanna e Luzia com, respectivamente, 14 a 13 acertos, e da ponteira Sabrina Groth, com dez.

A maior pontuadora do confronto saiu do Mackenzie, com a ponteira Carla sendo protagonista com 26 acertos. Ao contrário de Lyara, a levantadora Fabíola não usou tanto as centrais e ambas tiveram passes simulares durante o embate. O jogo das visitantes ficou bastante centralizado nas atacantes de extremidade. Além de Carla, a ponteira Gabiru marcou 17 e a oposta Kimberlly ajudou com 14. O revés fora de casa mantém o clube de Belo Horizonte em sétimo lugar, com 19 pontos. Já o Paulistano Barueri se distanciou da zona de rebaixamento e chegou perto do G8, com 16 pontos, em nono.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Com 16 pontos, o Paulistano Barueri abriu cinco de vantagem para a zona de rebaixamento, já que o Pinheiros, que ocupa a 11ª colocação, soma 11 pontos. E o sonho de playoffs aumenta porque chegou na mesma pontuação do Brasília Vôlei, 10º lugar, e está a apenas um do 8º, o Unilife Maringá. Além disso, diminuiu para três a distância para o próprio Mackenzie.

Barueri erra menos e bloqueia mais

O resultado positivo do Paulistano Barueri diante do Mackenzie tem como principais motivos o bloqueios e a consistência. A equipe mandante, que jogou no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, marcou dez pontos de bloqueio, quatro a mais que o oponente. Além disso, as donas da casa também usaram bem o paredão de forma defensiva, com 17 amortecidas, facilitando para a defesa, contra 11 do rival mineiro. A grande protagonista em tocos na partida foi Luzia, com cinco muros efetivos. Luzia também foi a destaque no saque, com dois aces. Apesar disso, o Mackenzie pontuou mais no serviço: 5 a 4.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Além do bloqueio, a solidez e as tomadas de decisão mais lúcidas foram determinantes, já que o Paulistano Barueri cometeu 20 erros, 11 abaixo do Mackenzie, que terminou a partida com 31. As visitantes falharam uma enormidade em ataques, com 16 equívocos contra sete das mandantes. Em ataques, o clube de Belo Horizonte foi superior com cinco acertos de dianteira: 62 a 57. Carla foi quem mais pontuou ofensivamente, com 23, um a mais que Jheovana (22). As donas da casa venceram, mas sofreram para colocar bolas no chão. O Mackenzie brilhou no sistema defensivo: 85 a 68 em defesas.

Mais em Vôlei