Siga o OTD

Vôlei

Técnicos da final elogiam adversários na Superliga

Foto: Júlia Belas / Olimpíada Todo Dia

Treinadores do Sesi-SP e do Sada Cruzeiro elogiaram os adversários do primeiro jogo da final da Superliga masculina de vôlei, que será disputado neste sábado (28)

Os treinadores de Sesi-SP e Sada Cruzeiro comandaram os atletas em treinos de fundamentos na tarde desta sexta-feira (27) visando a disputa do primeiro confronto da final da Superliga masculina de vôlei. As equipes, que se encontraram brevemente entre os treinos, voltam à quadra do Ginásio do Ibirapuera a partir das 15h na briga pelo título da competição nacional. Sob o comando de Rubinho e Marcelo Mendez, Sesi e Cruzeiro avaliaram as chances para a final.

+ SESI-SP E CRUZEIRO SE ENFRENTAM NA PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL

Mandante no primeiro confronto, o Sesi estudou bastante os adversários e a chave para a vitória, de acordo com o técnico Rubinho, é conseguir controlar os saques adversários. Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia após o treino, o comandante explicou que, apesar de o saque ser um dos pontos mais evidentes, o Cruzeiro tem muitas outras qualidades. “Acho que o saque é um elemento que transparece muito rapidamente, mas é uma equipe absolutamente equilibrada. O Cruzeiro é muito forte no ataque, no bloqueio e muito equilibrada nas funções. Se fosse só o saque, seria até melhor”, brincou.

+ LEAL É ABSOLVIDO NO STJD E ARJONA DIZ: ‘QUEM GANHA SÃO OS TORCEDORES’

Os elogios foram mútuos. Do lado do Cruzeiro, o técnico Marcelo Mendez também pontuou as qualidades do time paulistano. De acordo com Mendez, a final será equilibrada. Para superar os adversários, ele contará com o reforço do ponteiro Leal, que foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e poderá participar da final. “Poderia ser muito injusto se punissem ele. Agora temos mais um guerreiro para jogar. Nós somos um time, um grupo, mas sabemos que tem individualidades importantes que fazem a diferença. Temos um bom volume de jogo, mas um jogador desequilibrante sempre é necessário em um time”, avaliou o comandante.

Fundamentos

Ainda assim, a disputa deve ser decidida nos erros adversários. Os dois treinadores se prepararam para enfrentar times fortes e que devem dificultar ao máximo o trabalho das defesas adversárias. “O Sesi é um time grande, que tem jogado muito bem. Eles ganharam a semifinal em três jogos. Acho que vai ser uma final muito edificada”, avaliou Mendez. “Eles são um time que tem quatro campeões olímpicos, têm um time fantástico também. Nós aceitamos que nos chamem de favoritos, mas acho que a coisa está igualada e vamos dar o nosso melhor para ganhar”, completou. O argentino ainda revelou que não pretende mudar o estilo de jogo para surpreender o Sesi.

“Nós temos um estilo de jogo e um sistema muito conhecido. Até que alguém faça alguma coisa para que o nosso sistema não funcione, nós seguiremos com o nosso estilo de jogo”, concluiu.

Experiência

Ex-auxiliar da seleção brasileira, Rubinho conhece bem o Cruzeiro. Ele conta com William Arjona, que passou sete anos no clube adversário e pôde informar os companheiros de equipe sobre o rival com uma perspectiva diferente. No entanto, ele equipara a experiência dos atletas do Sesi e do Cruzeiro. “Os dois times são muito experientes. Na nossa equipe, a gente tem campeões mundiais, campeões olímpicos, finalistas olímpicos… É muita experiência envolvida dos dois lados”, comentou. Para Rubinho, o objetivo do Sesi em casa é aplicar o que foi treinado.

“A gente treina para conseguir suportar a pressão desses melhores saques, dos mais velozes. Não são todos da mesma forma, mas em alguns momentos eles sacam com muita velocidade e a gente tem que saber controlar. Muitas vezes não vai conseguir, mas enfim, ao longo da partida a gente tem que saber controlar para poder fazer o nosso jogo da melhor forma”, explicou.

Final da Superliga

Sesi-SP e Cruzeiro, dois dos principais times do voleibol brasileiro, chegaram ao momento mais esperado da temporada: a grande decisão da Superliga masculina 2017/2018. O início da disputa pelo título será neste sábado (28), às 15h, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo do SporTV e da RedeTV – acompanhe a transmissão em tempo real aqui, no Olimpíada Todo Dia. A equipe vencedora sai na frente no desafio que será em dois jogos.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vôlei