Siga o OTD

Vôlei

Disputa de poder pode tirar Corinthians da próxima Superliga

Corinthians - Superliga masculina de vôlei
Divulgação

A saída de Alexandre Stanzioni do comando do Corinthians-Guarulhos implica no fim da parceria com a Associação Desportiva e Cultural São Bernardo, detentora da vaga na Superliga. Entenda!

Na última sexta-feira (06), o Corinthians-Guarulhos anunciou a saída do técnico Alexandre Stanzioni do comando da equipe de vôlei. Com isso, também foi encerrada a parceria com a Associação Desportiva e Cultural São Bernardo, detentora da vaga na Superliga masculina de vôlei. Desta forma, apesar da renovação da sociedade entre o clube paulista e a Prefeitura de Guarulhos, a equipe não tem vaga garantida para a disputa do campeonato mais importante da modalidade no país na próxima temporada.

O imbróglio acontece porque, para efetivar a participação na temporada 2017/2018, foi feito um acordo com a A. D. C. de São Bernardo, que tinha disputado a Superliga B em 2016/2017. Assim, o time se mudou para Guarulhos, o Corinthians deu o “nome fantasia” e, sem precisar disputar a segunda divisão por ter entrado no lugar da associação do ABC, participou da Copa Ouro e conquistou a vaga para disputar a elite do voleibol nacional.

Com a ruptura de contrato da A.D.C. de São Bernardo com o time, o Corinthians-Guarulhos deve buscar espaços para continuar na Superliga – como alugar uma vaga de outra equipe que esteja com dificuldades, por exemplo. O clube chegou a sondar até mesmo a própria entidade do ABC Paulista. “Eu sei que eles estão tentando alugar a vaga da Associação agora, porque acham que a gente não tem capacidade para executar, enfim. Mas a Associação nunca foi dependente disso. Ela tinha sua vida própria e nós fizemos uma fusão”, considerou Alexandre Stanzioni em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia. Vale ressaltar que o contrato entre as duas partes era apenas de licença da marca do Corinthians, não uma cogestão.

Entretanto, até o final desta semana, a Associação Desportiva e Cultural São Bernardo deve anunciar uma nova parceria para a disputa da próxima temporada. “A gente vai tentar juntar as forças com um outro clube. Se não, a gente vai tocar a vida sozinho e procurar um novo caminho, mas acho que esse clube está bem encaminhado para se fechar. Vai ser um projeto legal, talvez um pouco menor, mas com outras modalidades que vão ser importantes também para alavancar o produto desse clube”, afirmou.

Nesta nova fase, porém, Alexandre Stanzioni não pretende seguir como técnico. Agora, o profissional quer tomar conta da gestão do projeto. “Eu tenho um modelo de patrocínio que não é dar dinheiro e explorar a marca, é tentar fazer uma relação de negócios com parceiros e patrocinadores, em que a gente possa fazer ações comerciais, funcionando também como ações publicitárias”, concluiu.

Fim da parceria

Segundo Alexandre Stanzioni, no começo do acordo, as decisões da equipe eram responsabilidade do Corinthians, da A.D.C. de São Bernardo – que tem à frente Joel Monteiro – e da Prefeitura de Guarulhos. Durante a parceria, porém, um dos patrocinadores da equipe exigiu que o comando ficasse apenas com um gestor – conflitando o poder financeiro com o poder de decisão.

“Começou a ter um comando só, uma voz ativa só, que era conflitante com as coisas que a gente tinha combinado anteriormente. A ponto de querer ter o comando da associação, ter comando das decisões estratégicas do time. Não dava para ser desse jeito”, revelou o ex-técnico do Corinthians-Guarulhos.

Enquanto aconteciam divergências internas no Corinthians-Guarulhos, uma situação incomodou Alexandre Stanzioni. “Disseram que eu fui procurar outra casa para o time. Na verdade, não aconteceu nada disso. São muitas histórias e terminou de uma forma muito triste”, contou.

Relembre a trajetória do Corinthians-Guarulhos

O anúncio da parceria entre o Corinthians e a Prefeitura de Guarulhos aconteceu em 23 de maio de 2017, inicialmente com o intuito de participar da Copa São Paulo, Campeonato Paulista e Taça Ouro. O principal nome do elenco é o líbero Serginho.

A primeira conquista foi a Taça Ouro. No estadual, perdeu para o Taubaté em jogo equilibrado. Após a conquista da vaga na Superliga masculina de vôlei, a equipe chegou até as quartas de final da competição, quando foi eliminada pelo SESI-SP.

No acordo entre Corinthians, da A.D.C. de São Bernardo e Prefeitura de Guarulhos, o clube paulista, entretanto, apenas cedeu o nome para a nova equipe, sem garantia de nenhum investimento – o que ficou por conta de empresas privadas, sendo o patrocinador máster os Supermercados Nagumo, que, inclusive, renovou a parceria nesta quarta-feira (11) e informou que uma nova comissão técnica será apresentada ainda nesse mês.

Mais em Vôlei