Siga o OTD

Vôlei

Cristiano Torelli vê evolução após temporada em Montes Claros

Gisa Alves

Jovem levantador Cristiano Torelli, que fez toda sua base no Cruzeiro, participou de todos os jogos do Montes Claros na Superliga

O levantador Cristiano Torelli, de 21 anos, passou por uma experiência nova em sua carreira na temporada 2017/18. O jogador defendeu o Montes Claros Vôlei no Campeonato Mineiro, na Superliga e no Sul-Americano e esteve em quadra com mais frequência do que em anos anteriores. Formado nas categorias de base do Sada Cruzeiro, o atleta participou de todas as partidas da competição nacional e foi titular quando seu time venceu o Sesc-RJ, por 3 sets a 1, na nona rodada do segundo turno, em confronto realizado no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro.

Cristiano e seus companheiros foram semifinalistas do Campeonato Mineiro de 2017, medalha de bronze do Sul-Americano de 2018 e finalizaram a Superliga 2017/18 na nona colocação. “A minha avaliação da temporada é bastante positiva e agradeço ao Montes Claros pela oportunidade. Dei um passo importante na minha carreira ao sair do Sada Cruzeiro. O que mais me motiva é ver a evolução que tive e a certeza que ainda tenho muito para crescer”, afirmou Cristiano Torelli.

O ponto alto da temporada foi quando o levantador entrou como titular do Montes Claros contra o Sesc-RJ. Natural do Rio de Janeiro, Cristiano teve a chance de iniciar a partida na vitória diante do Sesc-RJ, por 3 sets a 1. Ele substituiu o experiente Sandro e contou com a presença de seus amigos e familiares no ginásio. “Esse foi o jogo mais marcante, pois foi a única oportunidade que tive de começar como titular na Superliga e sair com aquele resultado foi incrível”, destacou o levantador, que tem 1,92m, diversos títulos nas categorias de base e importantes conquistas no adulto pelo Sada Cruzeiro, onde foi bicampeão do Mineiro, em 2015 e 2016, campeão do Mundial de Clubes em 2016 e campeão da Superliga em 2015/16.

A experiência em Montes Claros foi sua primeira como segundo levantador e, por isso, teve mais efetividade durante os jogos. Além disso, pode trabalhar diariamente com o capitão Sandro, de 37 anos, um dos mais vitoriosos de sua posição. “No começo da carreira o que o atleta mais precisa é tempo dentro de quadra. Tive a chance de jogar com o Sandro, que é um cara fantástico. Ele é um jogador experiente e no dia a dia sempre me ajudava com várias dicas e orientações”, revelou Cristiano Torelli.

Contudo, Sandro não é a única referência de Cristiano, já que o jovem levantador conviveu bastante com o campeão olímpico William no período que esteve no Sada Cruzeiro. “Ter feito minha base no Sada Cruzeiro foi importante para a minha carreira. Lá existe um padrão de jogo no adulto que é seguido desde o juvenil. E no profissional pude conviver e aprender com o William e o considero o melhor da atualidade na posição”, finalizou Cristiano.

Cristiano Torelli Mello Tavares tem em seu currículo conquistas relevantes na base. Ele é tricampeão do Metropolitano Juvenil (2012, 2013 e 2014), campeão da Copa Olympico Infantojuvenil (2013), campeão mineiro infantojuvenil (2012), campeão Metropolitano e da Copa Sesc, ambos no infantojuvenil (2012). E, em 2015, foi campeão da Superliga B com o Sada Cruzeiro Unifemm.

Mais em Vôlei