Através do seu site oficial, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou um aumento no número de seleções na disputa da Liga das Nações. A partir da edição de 2025, 18 países competirão pelo título do torneio no masculino e no feminino, acrescentando dois participantes em cada gênero.
Para alcançar esse aumento, a competição de 2024 não contará com nenhuma equipe rebaixada à Challenger Cup. Além disso, o campeão do torneio secundário e o melhor país colocado no ranking mundial, que não está presente na Liga das Nações, se classificarão para a edição de 2025. Depois, a partir do ano que vem, o pior time no torneio sempre será substituído no campeonato seguinte pela seleção mais bem ranqueada do planeta ainda fora da VNL.
- Seis brasileiros concluem prova de 21km no Mundial de Corrida de Rua
- Lista de vagas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028
- Brasil conquista título nas 5 bolas e soma mais um ouro nos Jogos Sul-Americanos
- Adriano ressalta a importância do saque: “Nosso primeiro ataque”
- Lorrane Souza leva ouro, e Brasil conquista 6 medalhas no Olympic Hopes
Agora, com o aumento para 18 países, o cronograma da fase preliminar dividirá os participantes em três grupos de seis países cada, que competirão em três sedes distintas. Ao todo, as equipes seguirão disputando 12 partidas espalhadas durante três semanas. Ademais, os jogadores contarão com um período a mais de descanso, quando nenhum jogo ocorrerá durante sete dias em nenhum dos dois campeonatos.
Rio de Janeiro será sede da primeira semana da VNL de 2024
Na edição deste ano da Liga das Nações, a cidade do Rio de Janeiro sediará a primeira semana da competição. No masculino, o Brasil jogará contra Argentina, Cuba, Itália e Sérvia entre os dias 21 e 26 de maio. Já no torneio feminino, a seleção brasileira irá receber Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos e Sérvia entre 14 e 19 de maio. Além disso, todos os confrontos ocorrerão no Ginásio do Maracanãzinho.