Siga o OTD

Vôlei

Em manhã de Darlan, Brasil vence a República Tcheca de virada

Darlan conduz reação e Brasil vira partida contra a República Tcheca após estar perdendo por 13 a 9 no tie-break

Darlan atacando bola contra bloqueio da República Tcheca no Pré-olímpico de vôlei masculino
(Foto: Maurício Val/FVImagem/CBV)

Deu Brasil! Em uma atuação grandiosa de Darlan, a seleção brasileira de vôlei masculino conseguiu uma grande virada sobre a República Tcheca, neste domingo (1º). A equipe comanda por Renan Dal Zotto venceu por 3 sets a 2 (22/25, 25/16, 25/20, 21/25 e 16/14), em partida válida pelo Pré-Olímpico da modalidade, realizado no Rio de Janeiro (RJ). A seleção perdia por 13/9 no tie-break e conseguiu passar a frente, graças a uma bela passagem de Darlan no saque. O oposto, aliás, foi o líder da reação brasileira, marcando 23 pontos e inflamando a torcida verde-amarela presente no Maracanãzinho.
+ Tabela do Pré-Olímpico de vôlei masculino
+ Compartilhe no WhatsApp

+ Compartilhe no Telegram
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Com o resultado, o Brasil chega à segunda vitória no Pré-Olímpico de vôlei masculino. Por ter vencido no tie-break, somou apenas dois pontos e agora acumula cinco. A seleção segue em primeiro lugar do torneio, já que este foi o primeiro jogo da rodada. A competição conta com oito equipes, que jogam entre si em turno único. Ao fim das sete rodadas, os dois melhores se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O próximo compromisso do Brasil será na terça-feira (3), contra a Alemanha, às 20h30 (horário de Brasília).

Como foi o jogo

O Brasil começou o jogo com: Bruno, Lucão, Lucarelli, Alan, Flávio, Honorato e Thales (L). No entanto, após um primeiro set muito instável, Renan Dal Zotto promoveu a entrada de Adriano e Darlan, nos lugares de Honorato e Alan, para o segundo set. As mudanças deram um novo roteiro para a partida, principalmente por conta de Darlan, que passou a ser a bola de confiança nas viradas de bola e ainda impôs fortes passagens de saque.

Com uma nova postura, o Brasil foi dominante no segundo set e venceu por 25/16. Na parcial seguinte, a seleção manteve o mesmo ímpeto e conseguiu uma nova vitória confortável, agora por 25/20. Já no quarto set, a situação voltou a se complicar. A República Tcheca melhorou sua virada de bola e tomou conta do placar do início ao fim, fechando em 25/21.

Jogadores do Brasil se reúnem e comemoram vitória no Pré-Olímpico de vôlei
(Foto: Maurício Val/FVImagem/CBV)

O tie-break merece um parágrafo a parte. Os tchecos seguiram bem e largaram na frente no set decisivo. A equipe chegou a abrir quatro pontos de vantagem, o que fez com que Renan mexesse na equipe. Ele promoveu a inversão do 5×1, com Alan e Cachopa, e a volta de Honorato para quadra. No entanto, não houve sucesso e retornou com Darlan e Bruno. A República Tcheca seguiu a frente e chegou a ter 13/9. Foi quando Darlan foi para o saque. O oposto teve uma passagem fantástica e o Brasil empatou a partida. No final, os bloqueios e a torcida fizeram a diferença e, dessa forma, a equipe venceu por 16/14.

Números

Darlan foi o maior pontuador da partida, com 23 pontos anotados. Foram 23 de ataque e cinco de saque. Lucarelli também teve papel fundamental no fim da partida, anotando 17 pontos, sendo 16 de ataque. Flávio anotou dez pontos, enquanto Lucão marcou nove. Pelo lado da República Tcheca, Marek Sotola fez 18 pontos, enquanto Lukas Vasina marcou 17.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei