Siga o OTD

Vôlei

Sul-Americano sub-17 marca estreia de Fofão como treinadora

A lenda da seleção brasileira faz sua estreia oficial como treinadora do time sub-17 no Sul-Americano da categoria nesta quarta-feira (27)

Fofão durante sessão de treinamento em Saquarema para o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de vôlei feminino
Fofão durante sessão de treinamento em Saquarema (Maurício Val/FV Imagens/CBV)

O Campeonato Sul-Americano sub-17 de vôlei feminino será o primeiro da categoria no cenário mundial. Além disso, a competição que começa nesta quarta-feira (27) no Peru, também vai marcar a estreia de Fofão como treinadora. Campeã olímpica em Pequim 2008, e com cinco participações em Olimpíadas, a ex-capitã da seleção feminina agora comanda o time do lado de fora da quadra. 

“A ansiedade começou a bater. Antes estávamos na fase de preparação, e eu foquei nisso. Agora o dia da estreia está chegando, e a gente começa a visualizar o que pretendemos realizar em quadra, então a ansiedade chega, mas está sob controle. É um sentimento diferente de quando ia entrar em quadra”, disse a treinadora da Seleção Feminina Vôlei sub-17. O Brasil estreia contra o Chile, a partir das 20h. 

“Agora, preparei um time inteiro para jogar, crio um pouco de expectativa sobre o que trabalhamos. Fica aquele questionamento se vai funcionar ou não, os detalhes da reta final começam a aparecer. Jogar era mais fácil”, completou Fofão na véspera da primeira partida oficial. Ela assumiu o cargo em fevereiro.

O Sula sub-17

O primeiro Sul-Americano sub-17 de vôlei feminino vai contar com sete equipes divididas em dois grupos. O Brasil está no grupo B, ao lado de Chile, Equador e Colômbia. Enquanto isso, na chave A, estão Argentina, Bolívia e Peru. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. Além disso, as três seleções que subirem ao pódio se garantem no Mundial da categoria em 2024.

Fofão - Pequim-2008 - Mulher brasileira com mais medalhas olímpicas
Fofão conquistou o ouro com a seleção em Pequim-2008 (Divulgação/FIVB)

“O que sabemos do cenário, os adversários mais complicados estão na outra chave, que são Peru e Argentina, então nossa responsabilidade é sair em primeiro no nosso grupo. Temos que entrar com seriedade contra qualquer equipe, quero que o nosso time entre forte em todos os jogos seja qual for o adversário”, avaliou Fofão.

O time de Fofão

A seleção feminina de vôlei sub-17 disputa o Sul-Americano em Lima com as opostas Heloísa e Vallentina. Como levantadoras, estão Maria Eduarda e Mariana Silva. Kamilla, Maria Luiza, Mari Cortês e Mariana Gaviolle são as centrais. Além disso, o time conta com as ponteiras Eduarda Zeni, Gabrielly, Laura e Mayara Seles. Por fim, as líberos serão Júlia e Sophia.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Foi um processo de construção muito bom. Formamos uma seleção a partir de um grupo grande, reunimos informações, fizemos observações em competições, tudo isso nos deu embasamento para formar a equipe. Um trabalho minucioso para podermos escolher as que achávamos as mais prontas para estarem aqui. É uma equipe muito jovem, mas que mostrou evolução ao longo do período que estivemos juntos, o que me dá muito orgulho. Elas estão encarando toda esta experiência como atletas de seleção”, explicou a treinadora.

*Com informações da CBV

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei