Siga o OTD

Vôlei

Brasil atropela Bélgica e segue com chances no Pré-Olímpico

Brasil se recupera da derrota sofrida para a Turquia, vence Bélgica com autoridade e ainda pulsa no Pré-Olímpico

Jogadoras do Brasil comemoram vitória sobre a Bélgica no Pré-Olímpico de vôlei feminino
(Foto: Volleyball World)

Depois de ter sua invencibilidade quebrada, o Brasil voltou a vencer no Pré-Olímpico de vôlei feminino. A equipe comandada por José Roberto Guimarães fez um jogo dominante e bateu a Bélgica por 3 sets a 0 (25/18, 25/14 e 25/20), em partida disputada em Tóquio, no Japão, na madrugada deste sábado (23). Com isso, a seleção segue com chances de garantir vaga em Paris-2024 através da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil chegou à quinta vitória no Pré-Olímpico de vôlei feminino. Com uma derrota, a equipe acumula 14 pontos e aparece na terceira colocação da tabela de classificação. Apenas os dois primeiros colocados se garantem em Paris. Para se classificar para os Jogos Olímpicos através do torneio, a principal “receita” para o Brasil é torcer para a Turquia vencer o Japão neste sábado, além da própria equipe fazer o “dever de casa” e também derrotar as japonesas neste domingo, às 7h25 (horário de Brasília).

Gabi está em foco, no fundo, e olha para Roberta no Pré-Olímpico de vôlei feminino
Gabi foi a maior pontuadora do jogo, com boa distribuição de Roberta (Foto: Volleyball World)

Assim como nas últimas partidas do Pré-Olímpico, o Brasil teve Roberta, Diana, Gabi, Rosamaria, Thaisa, Julia Bergmann e Nyeme (L) como titulares diante da Bélgica. Kisy e Naiane entraram no segundo set, na inversão do 5×1. Gabi foi a maior pontuadora da partida, com 19 pontos. Thaisa anotou dez, sendo seis de ataque, três de bloqueio e um de saque, enquanto Julia Bergmann marcou oito (dois aces). Pelo lado belga, Manon Stragier anotou dez pontos.

Como foi o jogo

O Brasil levou um tempo para pegar o ritmo do início da partida e viu a Bélgica marcou os três primeiros pontos do jogo. A seleção brasileira de vôlei feminino chegou a ter 7/5 contra, mas anotou uma sequência de cinco pontos seguidos para chegar a 10/5. A partir de então, só deu Brasil. Variando pontos de ataque, bloqueio e erros do adversário, a seleção abriu boa vantagem até fechar a parcial em 25/18.

Thaisa ataca bola contra a Bélgica no vôlei feminino
Thaisa foi destaque no segundo set (Foto: Volleyball World)

As centrais foram os destaques do segundo set. Diana teve uma boa passagem de saque e ajudou o Brasil a marcar os três primeiros pontos da parcial. Em seguida, Thaisa subiu um muro na rede e marcou dois pontos de bloqueio, além de um de ataque. Dessa forma, o Brasil chegou a ter 8/3 de vantagem e passou a ter o controle do set. Thaisa e Diana ainda marcaram em pontos de saque e de ataque e a equipe brasileira abriu ainda mais até fechar em 25/14.

A Bélgica melhorou no terceiro set e passou a incomodar o Brasil. A equipe europeia tomou a dianteira do placar no início da parcial e chegou a 11/8 de vantagem. Após pedido de tempo de Zé Roberto, a seleção brasileira reagiu e emplacou uma boa sequência para virar a parcial para 14/12. A partir daí, as equipes trocaram pontos. Na reta final, o Brasil desgarrou do placar e fechou a parcial em 25/20.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei