Siga o OTD

Vôlei

Fernanda Garay comenta sobre Pré-Olímpico e projetos fora das quadras

Em nova fase da vida, medalhista olímpica Fernanda Garay fala sobre projetos fora das quadras e momento do vôlei feminino

Fernanda Garay ataca sobre o bloqueio na final dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 vôlei
(Foto: Wander Roberto/COB)

Após os Jogos Olímpicos de Tóquio, uma das principais estrelas do voleibol nacional decidiu dar um tempo das quadras. A ponteira Fernanda Garay brilhou pela seleção brasileira, conquistando um ouro e uma prata em Olimpíadas. Agora, ela foca em outros projetos pessoais, sobre os quais falou em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia. A atleta também comentou sobre o momento atual da seleção feminina de vôlei, que está na disputa do Pré-Olímpico.
+ Compartilhe no WhatsA)pp
+ Compartilhe no Telegram

O último jogo de Fernanda Garay foi em agosto de 2021, na final da Olimpíada de Tóquio, onde saiu com a medalha de prata. Desde então, a gaúcha tem vivido novas experiências fora das quadras. “Algumas pessoas pensam que eu não tô fazendo nada, mas EU me sinto super produtiva. Isso porque eu não estou jogando, mas pela primeira vez eu tenho a oportunidade de olhar pra outros projetos e para outras áreas da minha vida”, comentou Garay.

+ Bia Haddad Maia sofre acidente em hotel e está fora do WTA de Guadalajara
+ CBJ divulga convocação para os Jogos Pan-Americanos sem Mayra Aguiar
+ Equipes de tênis de mesa do Brasil se classificam aos Jogos Olímpicos de Paris

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Experiência fora das quatro linhas

Uma dessas novas experiências de Fernanda Garay foi atuar como repórter especial do Grupo Globo durante os playoffs da Superliga em 2022. “Esse projeto foi muito legal porque foi como uma volta para casa. Estava me sentindo à vontade com as gurias que antes eu estava jogando contra e os feedbacks que recebi foram muito legais. E se eu tiver outras oportunidades como essa, eu topo”, afirmou.

Outro projeto que Fernanda Garay se envolveu desde sua saída das quadras é uma iniciativa do Somos CIEE em parceria com a Nike que promove a inclusão de jovens negros da região metropolitana de São Paulo no ensino superior. Fernanda é apoiadora do projeto e tem acompanhado os jovens que receberam bolsas em Universidades particulares: “É um projeto que busca dar oportuniades para esses jovens negros e da periferia. Fiquei muito feliz com o convite para participar, porque isso agrega na minha experiência e também posso compartilhar com eles tudo o que aprendi nesses anos no esporte e na vida”.

Fe Garay conversa com os jovens do projeto NIKE X SOMOS CIEEE
(Foto: Daiana Oliveira)

Garay também comentou sobre a importância da educação como ferramenta de ascensão social. “No formato de sociedade onde a gente vive hoje aqui no Brasil, é dada uma oportunidade para os negros crescerem socialmente no ambiente esportivo. E neste momento, eles têm essa oportunidade de ascender socialmente através da educação”, completou a medalhista olímpica.

Seleção brasileira

No bate-papo com o OTD, Fernanda Garay também falou sobre o momento atual da seleção feminina de vôlei. Após um bom ano em 2022, com o vice-campeonato mundial, o Brasil não teve um bom resultado na Liga das Nações deste ano, caindo nas quartas de final. Agora, o time está no Japão disputando o Pré-Olímpico que distribuirá as primeiras vagas em Paris-2024.

“Na Liga das Nações o resultado não foi o esperado. Mas elas voltaram para o Brasil e sei que elas treinaram muito pesado para ter sucesso agora no Pré-Olímpico”, afirmou Garay que também disse que estará na torcida pela seleção brasileira nas rodadas finais da competição. “Ano passado tivemos um resultado muito legal no Mundial e isso prova que o grupo é bom. Então estou bem confiante”, completou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei