Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence a Tailândia e fecha fase inicial da VNL em 4º lugar

Brasil se impõe sobre a Tailândia e vence no encerramento da primeira fase da Liga das Nações

Jogadoras do Brasil no jogo contra a Tailândia na Liga das Nações de vôlei feminino
(Foto: FIVB)

O Brasil encerrou sua participação na primeira fase da Liga das Nações de vôlei feminino com vitória diante da Tailândia, por 3 sets a 0 (25/20, 25/16 e 25/23), neste domingo (02), em Bangkok. A equipe ficou em quarto lugar na classificação, com uma campanha de oito triunfos e quatro derrotas, e vai enfrentar a China nas quartas de final.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Tabela completa da Liga das Nações
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mesmo jogando fora de casa, com torcida contra, o Brasil conseguiu impor sua superioridade e fez uma partida dominante, vencendo sem maiores problemas. Depois de duas derrotas seguidas em que a seleção apresentou muitos erros, José Roberto Guimarães colocou em quadra uma equipe com Macris, Thaisa, Gabi, Rosamaria, Carol, Maiara e Nyeme (L). Roberta e Lorrayna entraram na inversão do 5×1 somente no primeiro set.

Macris e Thaisa, em foco (Foto: FIVB)

Bem encaixado, o Brasil venceu o jogo com bastante conforto. A Tailândia chegou a trocar pontos no início das duas primeiras parciais, mas a equipe verde-amarela conseguiu abrir vantagem ao longo de cada uma. As ponteiras Gabi e Maiara foram bem acionadas, assim como as centrais Carol e Thaisa. No terceiro set, a Tailândia deu mais trabalho, mas o Brasil levou a melhor no fim.

Números

Capitã da seleção brasileira de vôlei feminino, Gabi foi a maior pontuadora da equipe no jogo, com 18 pontos, sendo 17 de ataque. Carol anotou 14, sendo quatro de bloqueio. Thaisa anotou 11 pontos, enquanto Maiara marcou dez. Rosamaria ainda teve oito acertos, enquanto Macris teve um. Pelo lado tailandês, Chatchu-On Moksri marcou 20 pontos.

Gabi defendendo bola na Liga das Nações de vôlei feminino
Gabi foi a maior pontuadora do Brasil (Foto: FIVB)

Com a vitória, o Brasil encerrou a primeira fase da VNL feminina em quarto lugar, com oito partidas ganhas e quatro perdidas. A primeira fase da competição consistiu em três etapas em que cada equipe realizou quatro jogos cada, totalizando 12 partidas disputadas. As oito primeiras colocadas avançaram ao mata-mata. O Brasil enfrentará a China nas quartas de final.

A fase final da Liga das Nações de vôlei feminino acontecerá em Arlington, no Texas, Estados Unidos, a partir de 12 de julho. Brasil e China se enfrentarão no dia 13. O vencedor deste duelo terá Polônia, líder da fase de classificação, ou a Alemanha pela frente. Pelo outro lado da chave, os Estados Unidos enfrentam o Japão, enquanto a Turquia encara a Itália.

Como foi o jogo

A Tailândia começou a frente do placar e chegou a abrir 4 a 2, mas o Brasil anotou quatro pontos seguidos e logo tomou conta da partida. Com Gabi bem acionada, a equipe verde-amarela foi consistente nas viradas de bola e contra-ataques e conseguiu abrir boa vantagem. Em uma boa passagem de Maiara, o Brasil chegou a 20 a 13. A Tailândia ainda encostou no fim, mas o time brasileiro levou a vitória por 25 a 20.

Brasileiras vibram com ponto na VNL
Jogadoras vibram com vitória no primeiro set (Foto: FIVB)

Assim como na primeira parcial, a Tailândia saiu em vantagem no segundo set e o Brasil emplacou uma grande sequência para passar a frente. A equipe asiática chegou a ter 6 a 5 no placar e, com uma bela paisagem de Thaisa no saque, a seleção brasileira de vôlei feminino anotou nove pontos seguidos e encaminhou a vitória na parcial. A partir daí, administrou a vantagem até fechar em 25 a 16.

Mesmo com o jogo confortável, Zé Roberto optou por manter as titulares em quadra no terceiro set. A Tailândia começou bem na parcial outra vez e chegou a 8 a 5. Entretanto, logo o Brasil se acertou e tomou frente, abrindo vantagem até chegar em 21 a 17. Nesse momento, após um bom momento das asiáticas, a Tailândia cortou a diferença para apenas um ponto, mas o Brasil confirmou a vitória no fim, por 25 a 23.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei