Siga o OTD

Vôlei

Mudança no calendário: Mundial de vôlei agora será a cada 2 anos

O calendário de competições internacionais de vôlei sofreu alterações até 2028, sendo a principal delas referente ao Campeonato Mundial

Calendário da FIBV decreta Campeonato Mundial de vôlei a cada 2 anos (FIVB)
(FIBV)

Na madrugada desde sábado (24) foi aprovado o novo calendário mundial de vôlei. O Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIBV) definiu os campeonatos e compromissos das seleções até 2028 e houveram algumas mudanças. Entre as que mais chamaram a atenção foi a alteração da frequência dos campeonatos mundiais. Anteriormente, eles ocorriam a cada quatro anos, mas agora terão uma distância menor (2 anos), alinhando-o com o ano pré-olímpico.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Além disso, uma outra mudança no Campeonato Mundial de Voleibol da FIVB é expansão das seleções participantes, agora incluindo 32 equipes por gênero. No formato revisado os 32 times terão divisão de oito grupos para o classificatório. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para a fase de mata-mata.

O processo de classificação para o mundial também sofreu alterações. Agora as vagas estão disponíveis de diferentes formas. São elas: uma vaga irá obrigatoriamente para o anfitrião, enquanto outras as outras irão para as três melhores equipes de cada Campeonato Continental. Por fim, as equipes restantes terão que conquistar suas vagas pelo Ranking Mundial da FIVB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK  

Esses ajustes fazem parte dos esforços contínuos da FIVB para simplificar o calendário internacional de vôlei. O argumento da federação é melhorar a experiência geral do torcedor além de priorizando a saúde e o bem-estar dos atletas.

Na última edição em 2022, a seleção feminina chegou à final mas perdeu para a Sérvia, que se consagrou campeã após fazer 3 sets a 0. As brasileiras ficaram com a prata. Para a seleção masculina a última edição também foi proveitosa. O time disputou a medalha de bronze contra a Eslovênia e ganhou por 3 a 1.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Vôlei