Siga o OTD

Vôlei

Vakifbank, de Gabi, vence final turca e volta a conquistar a Champions League

Egonu e Gabi brilham, Vakifbank vence Eczacibasi e conquista o título da Champions League pelo segundo ano seguido

Gabi comemora com companheiras do Vakifbank vitória sobre o Eczacibasi na Champions League de vôlei feminino
Gabi vibra com as companheiras (Foto: CEV)

É bicampeão! O Vakifbank, time da ponteira brasileira Gabi Guimarães, derrotou o rival Eczacibasi por 3 sets a 1 (27/25, 25/17, 23/25 e 25/17), neste sábado (20), em Turim, na Itália, e conquistou o segundo título seguido da Champions League de vôlei feminino. No total, é o sexto troféu da equipe na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Cada set da final teve uma tônica diferente. O primeiro set foi marcado por muito equilíbrio e a vitória só foi obtida pelo Vakifbank na vantagem mínima, em 27 a 25. Já na segunda parcial, a equipe abriu larga vantagem a partir da metade do set e venceu com tranquilidade em 25 a 17. O Eczacibasi reagiu e controlou todo o terceiro set para ganhar por 25 a 23. Por fim, as duas equipes foram muito bem nas viradas de bola na quarta parcial, até que o Vakif deslanchou a partir da metade do set e venceu por 25 a 17.

Egonu foi o grande destaque da partida. Muito acionada, a italiana marcou 40 pontos em todo o jogo, com destaque para a segunda parcial. A ponteira Gabi Guimarães, capitã da seleção brasileira de vôlei feminino, também fez uma boa partida e marcou 15 pontos, tendo 71% de aproveitamento nos passes. Pelo lado do Eczacibasi, Boskovic teve 16 acertos, enquanto Baladin marcou 15.

Egonu comemora com companheiras do Vakifbank na final da Champions League de vôlei feminino
Italiana Egonu foi a grande jogadora da decisão (Foto: CEV)

Este é o segundo título consecutivo do Vakifbank na Champions League de vôlei feminino, o sexto no geral. Na última temporada, a equipe bateu o italiano Imoco Conegliano. Antes, o time de Istambul já havia sido campeão em 2010/11, 2012/13, 2016/17 e 2017/18. O Eczacibasi, que tem um título, chegou ao seu segundo vice na competição.

Como foi o jogo

O jogo começo equilibrado, mas logo o Eczacibasi abriu boa vantagem após marcar cinco pontos seguidos, em 9 a 6. Com uma boa passagem de Gabi no saque, o Vakifbank passou a frente em 14 a 13. À essa altura, a equipe cresceu na rede e passou a ser eficiente nos bloqueios, sob liderança de Gunes. A partir daí, as equipes passaram a trocar pontos. No fim, a disputa foi ao “vai a dois”, e o Vakif levou a melhor em 27 a 25.

Bloqueio do Vakifbank sobre Boskovic, do Eczacibasi
Bloqueios foram fundamentais para o Vakifbank no primeiro set (Foto: CEV)

O Ecazicbasi voltou melhor para a segunda parcial e chegou a ter 7 a 4 de frente. Sob liderança de Gabi, o Vakif anotou quatro pontos seguidos e tomou a liderança do placar. A equipe comandada por Giovani Guidetti manteve o bom ritmo nas passagens seguintes e abriu ainda mais vantagem, contando também com falhas de recepção do adversário. Egonu se destacou na reta final, levando sua equipe à vitória por 25 a 17.

Reação adversária

Assim como no set anterior, o Eczacibasi começou melhor na terceira parcial e abriu três pontos de vantagem. A equipe chegou a sofrer o empate, mas desta vez não deixou as adversárias tomarem a dianteira do placar. Ainda que com dificuldade, o Eczacibasi seguiu liderando e manteve uma diferença no placar até fechar em 25 a 23.

Gabi vibra com título da Champions League
Gabi vibra com ponto na reta final do jogo (Foto: CEV)

A quarta parcial teve fortes viradas de bola das duas equipes. Os times chegaram a um 12 a 12 no placar em que apenas três pontos haviam sido obtidos a partir de contra-ataques. A partir do 25º ponto do set, o equilíbrio ficou para trás. Gabi e Egonu cresceram e ajudaram a equipe a marcar seis pontos seguidos, abrindo 18 a 12. Aí, foi só administrar e fechar o placar em 25 a 17, levando assim mais um título da Champions League.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei