Siga o OTD

Vôlei

Tandara é a nova recordista de pontos em um jogo de Superliga

João Pires/Fotojump

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) revisou a estatística da partida disputada em Belo Horizonte na quinta-feira (8) e Tandara empata com Tifanny, do Bauru, como melhor desempenho ofensivo individual na história da competição.

Tandara é recordista de pontos em uma partida na história da Superliga. O site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) mostra que houve revisão na estatística oficial do jogo entre Osasco e Minas, disputado na quinta-feira (8), em Belo Horizonte, e a oposta da equipe de Osasco passou de 38 para 39 acertos, igualando a marca de Tifanny, do Vôlei Bauru. Os números da oitava rodada do returno comprovam a grande temporada da camisa 16 do time de Osasco, maior pontuadora no geral e segunda na porcentagem das parciais (386 pontos no total e 5,08 por set) e vice-líder em aces (23), segundo a estatística da CBV.

Tandara recebeu a notícia com a serenidade de quem foca no título da Superliga. “Vou repetir o que disse na quadra. Eu trocaria esses 39 pontos pela vitória. Claro que é uma marca importante, pois é a consequência de um bom trabalho de treinamento e mostra que procuro estar inteira a todo momento em que sou acionada. Mas não fiz isso sozinha, as minhas companheiras sempre ajudam. Uma teve que passar, outra que defender ou bloquear e, claro, levantar a bola até o meu ataque. Então, não concordo quando dizem que jogo sozinha ou que o Vôlei Nestlé é o time de uma jogadora só. Para fazer os pontos, preciso que elas me ajudem, acreditam em mim a todo momento. Tenho que agradecer ao grupo pela vontade de vencer e fazer o melhor a todo momento. Temos mais três jogos importantes até o playoff e que venham mais grandes marcas, não individuais, mas para o time”, crava a oposta.

Tandara teve uma noite de gala em Belo Horizonte, mas houve uma divergência de números após a partida. O Minas, responsável pela estatística oficial da partida (a regra da CBV é que o clube mandante assume essa responsabilidade), apontou 38 pontos. O Sportv, que transmitiu o duelo ao vivo, indicou 39, enquanto a analise do Vôlei Nestlé computou 40 acertos. Nesta sexta-feira (9), o clube mineiro reviu a partida e percebeu que no 17/10 do terceiro set, um ponto da oposta do time de Osasco foi dado para a Mari Paraíba. Feita a correção, o recorde foi confirmado. Segundo os estatísticos das duas equipes, esse processo de ajuste é normal, tanto que existe o prazo de 24 horas após o final da rodada para isso.

Além dos números finais, Tandara teve um terceiro set praticamente perfeito. Recebeu 12 bolas e derrubou 9, com 75% de aproveitamento. Nos cinco sets, a oposta foi acionada 70 vezes no ataque e pontuou 36 vezes, além de conseguiu dois bloqueios e um ace. No geral, sua eficiência foi de 51% “Trabalho para isso, para ser cada vez mais regular. Errar menos para ajudar o Vôlei Nestlé a vencer até chegar ao título da Superliga”, completa.

Em quadra, o Vôlei Nestlé lutou até a última bola contra o Camponesa/Minas, mas as mineiras ganharam por 3 sets a 2, parciais de 25/16, 25/18, 20/25, 23/25 e 15/11, em 2h09min. O duelo valia a terceira posição isolada na classificação geral da Superliga. Embora as mineiras tenham aberto um ponto de vantagem (42 a 41), têm um jogo a mais, o que permite ao time de Osasco retomar a posição nas próximas rodadas. O próximo compromisso de Tandara, Bia, Fabíola e cia será depois do Carnaval, na sexta-feira (16), no José Liberatti, contra o Dentil/Praia Clube.

Mais em Vôlei