Siga o OTD

Vôlei

Camila Brait volta aos treinos do Osasco após gravidez

Camila Brait volta aos treinos do Osasco após gravidez
João Pires/Fotojump

Dois meses após o nascimento de Alice, Camila Brait trabalha com o objetivo de retornar às quadras ainda nesta edição da Superliga.

Camila Brait disputou a “partida mais importante da vida” no dia 26 de novembro de 2017. Medindo 50cm e pesando 3,4kg, Alice veio ao mundo para orgulho da mais nova mamãe do Osasco. Pouco menos de dois meses após o parto, a líbero da equipe está de volta. Trabalha com foco e dedicação para cumprir a meta autoimposta de retornar às quadras ainda na Superliga 2017/18.

Para adquirir a forma física necessária para voltar a treinar com bola mais rapidamente, Camila Brait, que já perdeu 18 dos 20 quilos que ganhou, conta com a ajuda da tecnologia. Além da musculação e trabalho de cárdio, a líbero faz exercícios vestindo uma roupa que a liga a uma máquina de eletroestimulação muscular. A XBody tem capacidade para acionar até de 350 músculos simultaneamente. Todo esse trabalho é acompanhado de perto pelo preparador físico Marcelo Vitorino. “Esse maior recrutamento de fibras musculares ajuda a acelerar o recondicionamento físico”, explica.

Desenvolvida na Alemanha, em 2007, e produzida na Hungria, a XBody é uma máquina de eletroestimulação muscular que começou a ser comercializada no Brasil no final de 2016. Segundo o fabricante, com a roupa, 20 minutos de exercícios físicos equivalem a três horas de musculação. O Osasco é o primeiro clube de alto rendimento a utilizar o equipamento. No exterior, equipes como o Real Madrid e atletas como Usain Bolt já utilizaram a tecnologia.

A líbero retomou os treinos físicos na segunda semana de janeiro e está conseguindo conciliar a nova vida de mãe com a de atleta. “No início foi mais difícil deixar a Alice em casa e ir sozinha para o ginásio, mas sei que ela está bem cuidada com meus pais e a babá. Voltar a treinar é bom, embora no início os músculos sofram um pouco com a readaptação, mas é normal. Eu já estava com saudades do convívio com as meninas”, conta Camila, que treina na academia em um período do dia, mas faz o aquecimento na quadra, com as companheiras do Osasco.

Vitorino acompanhou todo o período gravidez da atleta, que se manteve ativa até o oitavo mês, especialmente fazendo pilates. “A meta era manter a flexibilidade e a resistência muscular. Para isso, ela se exercitou e obedeceu uma dieta. Agora é trabalhar com calma para que ela retome a vida de atleta com segurança e volte a jogar em alto nível”, informa o preparador físico, que não crava uma data para liberar Brait para à quadra. “Nesse momento, a prioridade são os exercícios para pernas e braços, pois a área do abdômen ainda requer cuidados”, completa, lembrando que o parto da líbero foi cesariana.

Mais em Vôlei