Siga o OTD

Vôlei

FIVB anuncia Mundiais de Vôlei com 32 times em 2026

Federação Internacional anuncia expansão dos Mundiais masculino e feminino de vôlei para 32 times a partir das próximas edições em 2026

Mundiais de vôlei: panorama da arena do Mundial de 2022 com o pódio no centro da quadra
Arena polonesa no Mundial masuclino de 2022 (Foto: FIVB)

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou mudanças para os Campeonatos Mundiais de vôlei de 2026. Após aprovação do conselho da entidade, tanto no masculino, como no feminino, o torneio agora terá 32 times a partir das próximas edições da competição.

+ Carol Solberg e Bárbara Seixas levam o ouro nos Jogos Sul-Americanos

O formato dos Campeonatos Mundiais de vôlei também será simplificado e vai ser o mesmo nos dois gêneros. As 32 equipes vão ser divididas em oito grupos de quatro times. Após a primeira fase, as duas melhores equipes de casa chave avançam para o mata-mata com oitavas de final; quartas de final; semifinal e a disputa das medalhas de ouro e bronze.

Gabi disputa bola com jogaddora da Itália na rede
Lance de Brasil x Itália na semifinal do Mundial feminino de 2022 (Foto: FIVB)

“A FIVB quer trazer mais oportunidades para que as seleções nacionais participem do nosso maior evento, o Campeonato Mundial, enquanto também queremos oferecer um grande espetáculo de vôlei para os fãs ao redor do mundo”, afirmou Ary Graça, presidente da federação internacional. O dirigente também disse que uma das metas dessa expansão do torneio é ajudar o desenvolvimento do esporte, com foco em equipes emergentes no cenário internacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei