Siga o OTD

Vôlei

Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-21 de vôlei masculino

Brasil vence a Argentina por 3 a 0 (29-27, 25-19 e 25-20) para ficar com o título do Sul-Americano Sub-21 de vôlei masculino

Brasil x Argentina Sul-Americano sub-21 de vôlei
(Foto: Betto Doloriet/FPV)

A seleção brasileira sub-21 de vôlei masculino venceu o Campeonato Sul-Americano da categoria, disputado em Tacna, no Peru. Neste domingo (18), o Brasil venceu a Argentina por 3 a 0 (29-27, 25-29, 25-20) para ficar com o título da competição que deu vagas ao Mundial Júnior de 2023. Os argentinos ficaram com a medalha de prata e o Chile levou o bronze.

O Sul-Americano foi disputado por cinco equipes em um sistema todos-contra-todos. Brasil e Argentina chegaram na última rodada com três vitórias em três jogos realizados. O confronto direto iria definir o campeão do torneio.

+ STU Recife tem Rayssa Leal e Luizinho como campeões

A Argentina começou melhor no primeiro set e chegou a liderar por 13 a 9. Mas o Brasil buscou o empate em 17 a 17 e manteve a parcial equilibrada até o final. Após o empate em 24-24, a seleção brasileira teve mais quatro set points, fechando com um ace do ponteiro Lukas Bergmann.

O segundo set começou com as duas equipes próximas no placar. Mas o Brasil engrenou na segunda metade da parcial para vencer por 25 a 19.

No set decisivo, novamente a Argentina saiu na frente e chegou a abrir quatro pontos de vantagem. O Brasil buscou e virou a parcial, chegando a liderar por 19-15. Mas a Argentina reagiu e se manteve na cola dos brasileiros no placar. No momento decisivo, o Brasil fez quatro pontos em sequência para fechar o jogo.

Os opostos das equipes foram os maiores pontuadores do jogo. Samuel Morais marcou 18 pontos para o Brasil (17 de ataque e 1 de saque). Na argentina, German Gómez fez 15 (14 ataques e 1 bloqueio).

Seleção do Campeonato

Brasil x Argentina Sul-Americano sub-21 de vôlei Arthur Bento
O ponteiro Arthur foi eleito o MVP do Sul-Americano Sub-21 (Foto: Betto Doloriet/FPV)

O Brasil ainda colocou quatro atletas na seleção do Campeonato Sul-Americano. Arthur Bento foi eleito o MVP da competição e o melhor ponteiro. Maicon França foi eleito o melhor central, Gustavo Cardoso o melhor levantador e Filipe Cipriano foi escolhido como melhor líbero. Completaram a seleção o ponteiro peruano Despaigne, o oposto argentino German Gómez e o central Emanuel Salazar, também da Argentina.

Mundial de 2023

O Mundial Sub-21 de 2023 será disputado por 16 equipes em local ainda a definir. Até o momento, Brasil, Argentina, Irã e Índia (finalistas do Asiático Sub-21 deste ano) são as únicas equipes classificadas. A seleção brasileira vai em busca do quinto título mundial júnior, tendo vencido o torneio anteriormente em 1993, 2001, 2007 e 2009

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei