Siga o OTD

Vôlei

Em 5 sets, Cruzeiro derrota Minas na primeira final da Superliga

Cruzeiro sofre apagão, mas se recupera e vence o Minas no tie-break no primeiro jogo da final da Superliga

Cruzeiro x Minas - Superliga
(Twitter_@sadacruzeiro)

Sada Cruzeiro e Fiat/Gerdau/Minas abriram as finais da Superliga de vôlei masculino na noite deste sábado (23). E não faltou emoção no ginásio Divino Braga, em Betim, que estava lotado. Após cinco sets, quem levou a melhor foi o Cruzeiro, vencendo de virada por 3 a 2, em parciais de 26/24, 21/25, 15/25, 25/22 e 15/11.

O Cruzeiro venceu o primeiro set, mas perdeu os dois seguintes. O terceiro set, aliás, foi uma parcial a parte. A Raposa sofreu um apagão e viu o Minas vencer por dez pontos de diferença. O Cruzeiro iniciou o quarto set em desvantagem, mas conseguiu se recuperar e forçou o tie-break, onde foi dominante e levou a melhor.

Com a vitória, o Cruzeiro largou em vantagem em busca de seu sétimo título da Superliga. Vale lembrar que as finais da competição são decididas em melhor de três jogos. Assim, a Raposa precisa de apenas mais um triunfo para sagrar-se campeão mais uma vez. O próximo jogo da série será no domingo (01º), em local ainda a ser definido.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Nesse primeiro jogo da decisão, o nome do duelo foi Wallace, sendo eleito o melhor jogador em quadra. Ele liderou a reação cruzeirense no quarto set e sobrou no tie-break. O oposto foi o maior pontuador do duelo, com 53 pontos. Pelo lado minastenista, Honorato foi o maior pontuador, com 19 ao todo, tendo se destacado principalmente nos bloqueios.

Como foi o primeiro jogo da final da Superliga

O primeiro set foi bastante equilibrado, tanto que acabou decidido apenas no vai a dois. As duas equipes alternaram-se na liderança do placar a todo o momento, com predominância do Cruzeiro, que chegou a ter quatro pontos de frente (17 a 13). O Minas equilibrou as ações e empatou, mas foi o time da casa quem levou a melhor nos pontos decisivos.

O set seguinte teve a mesma tônica, mas de forma invertida. Com um bloqueio muito eficaz, o time mesa-tenista chegou a abrir quatro pontos de frente, mas sofreu a virada. O Cruzeiro conseguiu abrir 18 a 16, mas após pedido de tempo técnico, o Minas retomou a dianteira e foi preciso nos pontos finais para vencer a parcial em 25 a 21 e empatar o duelo.

+ Confira a tabela

O terceiro set, por sua vez, foi diferente de qualquer outro. Inspirado pela vitória na parcial anterior, o Minas dominou as ações e contou com muitos erros ofensivos do adversário para abrir larga vantagem até fechar em 25 a 15.

Cruzeiro x Minas - Superliga
Honorato encarando o bloqueio triplo do Cruzeiro (Foto: Twitter/@sadacruzeiro)

Filipe Ferraz arrumou seu time e o Cruzeiro teve uma expressiva melhora no quarto set. O jogo voltou a ficar equilibado, ainda que o Minas tenha se mantido a frente no início da parcial, chegando a ter 11 a 9. Mas foram os bloqueios que impulsionaram o time da casa rumo à virada. Tomando a dianteira do placar, a torcida passou a jogar junto e fez a Raposa vencer o set por 25 a 22, forçando o tie-break.

No tie-break, só deu Cruzeiro. Ainda embalado pela vitória no quarto set e pela força da torcida, o time celeste liderou o placar desde o primeiro ponto e abriu três de frente logo no começo, em 6 a 3. Daí, foi só administrar e fechar o jogo em 15/11.

Mais em Vôlei