Siga o OTD

Vôlei

Minas bate Guarulhos e está na final da Copa Brasil

Atual líder invicto da Superliga chega à 14ª vitória seguida na temporada e vai pela terceira vez em busca do título que ainda não tem, já que ficou com o vice em 2019 e também em 2007

Minas e Guarulhos - Semifinal da Copa Brasil de vôlei
(Orlando Bento/Minas Tênis Clube/arquivo)

O Minas venceu o Vôlei Guarulhos nesta quinta-feira (27) e com isso chega pela terceira vez na final de Copa Brasil de vôlei masculino. Jogando no Ginásio do Galegão, em Blumenau, Santa Catarina, o atual líder invicto da Superliga fez 3 a 1, com parciais de 25/19, 25/12, 21/25 e 25/22. Agora, pega Vôlei Renata ou o atual campeão mundial de clubes Sada Cruzeiro na decisão, buscando o primeiro título do torneio. O Minas foi vice-campeão em 2019 e em 2007, essa a primeira edição do torneio.

A vitória sobre o Vôlei Guarulhos foi a 14ª seguida do Minas na temporada. Antes, na primeira partida da Copa Brasil, encarou o Natal, saiu atrás e precisou virar o marcador para vencer por 3 a 1. Já a equipe da Grande São Paulo, que disputa a competição pela primeira vez, teve mais trabalho diante do Sesi-SP. Também saiu em desvantagem e levou a melhor apenas no tie-break. O Sada Cruzeiro é o atual tetracampeão e maior vencedor da Copa Brasil com seis taças. A final acontece nesta sexta-feira (28), às 21h.

+Tabela da Copa Brasil de vôlei

Equilíbrio e atropelo

O jogo começou muito equilibrado. Franco pelo lado do Guarulhos e Honorato e Vissoto por Minas trocavam pauladas de lado a lado e os times seguiram juntos no marcador até a reta final, com a maior vantagem no placar sendo de dois pontos. O Minas começou a desgarrar no 19 a 16 até chegar a cinco de frente no 22 a 17. Dali em diante, o clube de Belo Horizonte só virou as três bolas que precisava para fazer 1 a 0 no duelo. O segundo set foi o contrário. O Minas saiu passando o carro desde o começo, fez logo 4 a 0, depois 10 a 3 e colocou 12 no 22 a 10, a maior vantagem do jogo até então. Não demorou muito e a semifinal ficou 2 a 0.

Reação e final

No terceiro set o jogo voltou ao ‘normal’, com Minas e Guarulhos caminhando juntos no marcador. Em um bloque de Franco, os paulistas abriram uma pequena vantagem no 7 a 5 e depois três no 13 a 10, maior vantagem deles até então. Os mineiros, porém, reagiram logo e cortaram pra 13 a 12 em um contra-ataque de Marcos. Apesar de Minas apertar para tentar buscar o marcador, Guarulhos não só conseguiu manter a vantagem de dois, como foi capaz de colocar mais um no 19 a 16. Na reta final, Guarulhos cresceu mais um pouco e fechou no 25 a 21.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Minas retornou para o quarto set decidido a não dar mais margem para os adversários. Fizeram 3 a 0 e colocaram muito volume de jogo para não deixar Guarulhos esboçar qualquer reação. A missão dos paulistas ficou ainda mais difícil quando o oposto Franco, o maior pontuador da Superliga e grande destaque da equipe, saiu para receber atendimento médico. Mesmo assim, Guarulhos seguiu vivo, encostou no placar no 18 a 17 e empatou no 19. E o confronto foi ponto a ponto até que Vissoto matou um contra-ataque, após uma baita defesa de Maique. Assim o Minas abriu dois no 23 a 21 e teve sangue frio para não perder a chance e fechar em 25 a 22.

Mais em Vôlei