Siga o OTD

Vôlei

Bicampeão do mundo, timaço de Thaísa se garante na fase de grupos da Champions

O Eczacibasi Vitra, da Turquia, timaço recheado de estrelas do vôlei mundial que conta com a brasileira Thaísa, superou o Minchanka Minsk, da Bielorrússia, por 3 a 0 neste sábado e garantiu a classificação para a fase de grupos da Champions League, onde enfrentará o rival turco VakifBank e os campeões da Alemanha, Dresdner SC, e da Rússia, Uralochka Ekaterinburg.

Depois de vencer fora de casa por 3 a 1 na terça-feira, o Eczacibasi foi para cima do adversário para garantir a classificação. A americana Jordan Larson começou fazendo diferença no saque, enquanto Thaísa e a sérvia Tijana Boskovic juntaram forças para marcar cinco pontos e abrir a vantagem de 8 a 1 até o primeiro tempo técnico.

Quando Boskovic foi para o saque, o Eczacibasi marcou quatro pontos seguidos e a diferença foi para 14 a 2. O adversário tentou reagir, mas o melhor do jogo do clube turco prevaleceu para fechar em 25 a 14.

O Minchanka Minsk respondeu abrindo 5 a 1 na segunda parcial e continuaram a frente do placar até chegar a 12 a 5. Mas o Eczacibasi reagiu e conseguiu marcar seis pontos seguidos, diminuindo para 12 a 11. Mesmo assim, a equipe bielorrussa chegou ao segundo tempo técnico em vantagem por 16 a 14. Mas dois bloqueios de Thaísa e Rachel Adams fizeram o time turco virar o placar para fechar o set em um ataque da brasileira em 28 a 26.

Com os dois sets vencidos, o Eczacibasi já tinha garantido a classificação para a fase de grupos da Champions League. Então, o técnico Massimo Barbolini mexeu no time, colocando para descansar a russa Tatiana Kosheleva e a americana Jordan Larson. Apesar das modificações, o time turco abriu 8 a 1 no começo da parcial. O Minchanka Minsk reagiu, chegou a equilibrar o jogo, mas acabou perdendo o terceiro set por 25 a 19.

Decisiva no segundo set, que foi o mais disputado do jogo, Thaísa fez nove pontos, seis de ataque, um de saque e dois de bloqueio. Ela foi a terceira maior pontuadora do jogo, atrás apenas de Boskovic, que fez 17, e Kosheleva, que fez 10.

“Foi muito importante conseguir uma vitória por 3-1 na Bielorrússia no início desta semana. Depois desta vitória por 3-0, conseguimos um impulso extra de confiança à medida que avançámos para a fase de grupos. Hoje era sobre permanecer mentalmente focalizado e forte. Quanto mais jogarmos como equipe, melhor será o nosso desempenho”, afirmou o técnico Massimo Barbolini.

“Foi extremamente difícil permanecer concentrado para todo o jogo. Tivemos altos e baixos, mas estamos felizes com a mudança para a fase de grupos desta competição. Sabemos que os jogos da fase de grupos serão muito mais difíceis, pois sabemos a qualidade dos nossos adversários, mas vamos continuar a trabalhar arduamente e fazer o nosso melhor para vencer esta competição “, analisou a líbero Gülden Kayalar.

Bicampeão mundial, o Eczacibasi não entrou direto na fase de grupos da Champions League porque acabou ficando apenas em terceiro lugar no Campeonato Turco. Campeão europeu em 2014/2015, a equipe não foi bem na Champions da última temporada, quando foi eliminada na primeira fase de playoffs pelo arquirrival Vakifbank.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei