Siga o OTD

Vôlei

Brasil perde na estreia da segunda fase do Mundial Sub-21 masculino

Time foi derrotado pela Polônia e agora tenta recuperação contra a Rússia na próxima terça-feira. Somente duas de quatro seleções passam para as semifinais

Brasil Polônia Mundial Sub-21 vôlei masculino
(FIVB)

O Brasil começou com derrota a segunda fase do Mundial Sub-21 de vôlei masculino nesta segunda-feira (27). A seleção perdeu para a Polônia por 3 sets a 1 com parciais de 28/26, 25/23, 19/25 e 25/23. O jogo abriu o Grupo F, de onde os dois melhores sairão para as semifinais ao lado dos dois primeiros colocados da outra chave, o Grupo E. A próxima partida da equipe comandada pelo técnico Giovane Gavio será contra a Rússia nesta terça-feira (27) e, logo depois, fecha a participação contra a Bulgária na quinta (29). Ainda nesta segunda a Bulgária enfrentaria a Rússia.

As parciais refletem o equilíbrio que foi o jogo, confirmado pelos números do confronto. Os poloneses fizeram 54 pontos de ataque contra 52 do Brasil e mais 11 contra oito no bloqueio. No saque, a seleção foi melhor e conseguiu sete aces contra quatro nos europeus. Em erros, 30 a 28 contra o Brasil. Ao final, 97 pontos para cada lado. Darlan Souza foi o maior pontuador, com 30 para a equipe brasileira. O único, porém, com mais de dez. “Foi um bom jogo. Infelizmente algumas peças do nosso jogo não funcionaram muito bem. Agora vamos focar no jogo de amanhã contra a Rússia e estaremos prontos para essa partida”, disse Darlan. Pelo lado vencedor, Michal Gierzot fez 22, Dawid Dulski marcou 11 e Jakub Strulak contribuiu com dez.

Darlan Brasil Polônia Mundial Sub-21 vôlei masculino
Darlan marcou 30 pontos para o Brasil (FIVB)

O Grupo F da segunda fase do Mundial Sub-21 de vôlei masculino está sendo disputado em Sofia, capital da Bulgária. O Grupo E, com Itália, República Checa, Argentina e Bélgica, é na cidade italiana de Cagliari. Há, ainda, duas outras chaves, o G, com Egito, Irã, Marrocos e Tailândia, e o H, com Bahrain, Canadá, Cuba e Camarões, que estão na disputa pela nono a 16ª colocações.

Equilíbrio do início ao fim

O primeiro set começou parelho até o 8 a 8, quando os poloneses conseguiram abrir quatro de vantagem no 12 a 8. O Brasil reagiu, cortou dois no 13 a 11, empatou no 14 e o jogo seguiu ponto a ponto até 19 a 19. Foi quando a seleção tomou a frente e conseguiu sua primeira vantagem de dois pontos no 21 a 19 e de três no 23 a 20. Parecia tudo encaminhado para o time fazer 1 a 0, porém os europeus anotaram quatro pontos seguidos e chegaram primeiro ao set point. O Brasil salvou esse e mais dois, mas no quarto eles fecharam em 28 a 26.

brasil-polonia-mundial-sub-21-volei-masculino-cinco-edit
Brasil joga agora contra a Rússia (FIVB)

Na sequência, o Brasil começou na frente a segunda parcial, conseguiu abrir vantagem de dois pontos no início e manteve até o 8 a 6. Foi quando a Polônia anotou três vezes seguidas e assumiu a frente do placar pela primeira vez no set. Dali em diante, os times seguiram caminhando juntos até a seleção ficar três pontos atrás no 16 a 13. Na reta final, os comandados de Giovane recuperaram terreno, chegaram a encostar no 21 a 20, mas novamente viram os rivais abrirem no 24 a 20. A equipe voltou a salvar três set points, mas de novo no quarto os adversários fecharam.

Reta final polonesa

Brasil Polônia Mundial Sub-21 vôlei masculino
Strulak marcou dez pontos para a Polônia (FIVB)

O roteiro seguiu parecido na parcial seguinte, até o Brasil abrir três no 16 a 13 e depois de seis no 22 a 16, a maior do jogo. Dali em diante, administrou para vencer por 25 a 19 e se manter vivo no duelo. No quarto set a primeira vantagem mínima foi novamente do Brasil, 6 a 4, mas a Polônia buscou o empate no 8 a 8, virou no 10 a 9 e abriu dois logo a seguir. A equipe brasileira não deixou os rivais escaparem e conseguiu o empate. Dali em diante, ponto a ponto até a reta final, sempre com os poloneses na frente por um ponto, até que o Brasil finalmente conseguiu virar no 20 a 19. Durou pouco. Eles viraram no 21 a 20, chegam a 23 a 21, conseguiram o primeiro match point no 24 a 22 e fecharam o duelo na segunda oportunidade que tiveram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Reveja a partida pelo Mundial Sub-21 de vôlei

Mais em Vôlei