Siga o OTD

Vôlei

Brasil supera a Eslováquia e volta a vencer no Mundial Sub-18 feminino

Com mais sofrimento do que o esperado nas últimas parciais, Brasil contou com 16 pontos de Juliana Vitória para vencer a Eslováquia no Mundial Sub-18 por 3 sets a 1

Brasil x Eslováquia - Mundial Sub-18 feminino de vôlei
Foto: FIVB

Foi mais difícil do que se esperava. No fechamento da terceira rodada do Mundial Sub-18 feminino de vôlei, o Brasil venceu a Eslováquia por 3 sets a 1 e se reabilitou na competição, na noite desta quinta-feira (23). Após dois sets muito bons, as brasileiras viram as adversárias crescer, acabaram perdendo um set, mas conseguiram fechar em quatro sets e somaram mais três pontos na classificação. Juliana Vitória foi o destaque do duelo com 16 pontos pelo lado brasileiro. Deana Valentova foi a maior pontuadora com 19 bolas no chão.

O jogo

Como era de se esperar, pelo que as duas seleções apresentaram até o momento, o Brasil começou a partida melhor. Superior em quase todos os fundamentos, as brasileiras logo abriram uma diferença no marcador e não teve problemas para fechar a primeira parcial em 25 a 16. 

-Tabela do Mundial Sub-18 de vôlei feminino 2021

Embaladas pela forma como venceram o primeiro set, as brasileiras começaram com tudo a segunda parcial e fizeram 4 a 0. Contudo, após este início, a Eslováquia cresceu no saque e conseguiu a igualdade em 6 a 6, forçando a parada no jogo. No retorno, a seleção brasileira reencontrou o ritmo e não teve dificuldade para abrir vantagem e fechar em 25 a 16, fazendo 2 a 0 no confronto.

No terceiro set, a Eslováquia veio para o tudo ou nada e conseguiu equilibrar o duelo por mais tempo. Arriscando mais, e contando com um número maior de erros do Brasil, a seleção europeia levou a parcial empatada até a reta final. Neste momento, as eslovacas conseguiram crescer um pouco e chegaram a ter o set point. Contudo, aproveitando um contra-ataque no momento certo, as brasileiras igualaram em 24 a 24 e forçaram o vai a dois. Neste momento, o Brasil acabou errando um ataque com Juliana e a Eslováquia fechou o set em 26 a 24.

A quarta parcial seguiu a história da terceira. Motivada com a vitória, a Eslováquia seguiu arriscando e conseguiu equilibrar o duelo até a reta final. Nela, a seleção brasileira errou menos, conseguiu dois pontos de bloqueio em sequência e tomou a frente do marcador, com 24 a 22. Logo em seguia, as eslovacas erraram um ataque e o Brasil confimou o triunfo por 3 sets a 1.

A competição e o Brasil

A edição de 2021 é a décima sétima do Mundial sub-18 feminino, que acontece desde 1989. Ao longo da história da competição o Brasil tem 10 medalhas (três ouros, quatro pratas e três bronzes). Pelo regulamento, as 20 equipes participantes foram divididas em quatro grupos com cinco times cada, que jogam entre si. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as oitavas de final, e a disputa segue em sistema de eliminatória simples até a decisão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil participa da competição no México com as levantadoras Heloise Soares e Fernanda Depine; as opostas Larissa Mendes e Luiza Vicente; as centrais Juliana Gandra, Rebeca Camille e Luzia Nezzo; as ponteiras Nicole de Oliveira, Kauany Kyukawa, Isabella Rocha e Aline Segato; e a líbero Sophia Dantas.

Mais em Vôlei