Siga o OTD

Vôlei

Leal pode jogar pela seleção a partir de março de 2018

Divulgação

Ponteiro cubano Leal é liberado e poderá jogar pela Seleção Brasileira de vôlei a partir de março de 2018.

O técnico da seleção, Renan dal Zotto, e a torcida brasileira receberam uma ótima notícia nesta terça-feira (31). O ponteiro cubano Yoandy Leal, do Sada Cruzeiro, foi liberado e poderá vestir a camisa verde e amarela a partir de março de 2018. O atleta já era naturalizado brasileiro desde 2015, mas só poderia jogar a partir de maio de 2019, segundo o que havia sido definido em reunião da FIVB no Marrocos. A antecipação veio através de um ofício da FIBV à CBV.

A ansiedade era muito grande para que Leal pudesse, finamente, defender a Seleção Brasileira de vôlei. A definição da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) em maio deste ano dizia que ele só poderia jogar a partir de 2019, quando se cumpririam os dois anos de aguardo após a liberação da federação cubana. No entanto, juntamente com o Sada Cruzeiro, o atleta conseguiu a liberação perante a FIVB e antecipou o período para março de 2018.

O técnico da Seleção Brasileira, Renan dal Zotto, em entrevista ao SporTV, comemorou:

“Foi uma surpresa bastante positiva para todos nós. O que muda é que vamos passar a olhar o Leal com outro olhar, mas a partir deste momento ele é forte candidato, sim, a uma convocação. Ele é um grande ponteiro. Isso é inegável, é um grande jogador. Eu tive a oportunidade de bater um papo rápido com ele. Ele demonstrou muita felicidade, muita motivação. Vamos mostrar muita atenção nas atitudes, nos desempenhos. Mas ele é um grande jogador, isso é inegável – disse o técnico Renan dal Zotto”.

Leal tem belo currículo no Cruzeiro

Leal já está bem ambientado ao Brasil. No Cruzeiro desde 2012, já conquistou vários títulos com a equipe mineira. Entre eles, três mundiais, três sul-americanos, duas Copas do Brasil e quatro Superligas. Também foi eleito o melhor jogador do Mundial em 2015 e do Sul-Americano em 2017.

Renan também confirmou que já fez contato com o atleta e que ele está nos planos da comissão técnica da Seleção Brasileira:

“Logo que recebemos o comunicado, liguei para ele sim, para dar essa novidade. Ele ficou muito empolgado, muito entusiasmado. Falamos com o clube também. O Cruzeiro é peça fundamental nisso aí. Toda a iniciativa partiu do atleta e do clube, em fazer essa documentação. O Cruzeiro foi muito importante para o crescimento técnico do Leal também aqui no Brasil. Era um jogador baseado na força, e hoje também é muito técnico. Abre um leque maior para todos nós. Vamos torcer para que ele faça um bom campeonato”.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei