Siga o OTD

Vôlei

De roupa nova, Osasco toma susto e sofre para bater Valinhos

Na estreia do uniforme novo, o Vôlei Nestlé foi surpreendido no duelo Osasco x Valinhos e só conseguiu vencer a partida no tie-break. Partida marcou o retorno de Luizomar de Moura ao comando da equipe depois de dirigir nos últimos meses a seleção peruana 

O Vôlei Nestlé disputou sua primeira partida em casa, no ginásio José Liberatti, em Osasco, na temporada 2017/2018 da Superliga de uniforme novo. A camisa retoma a cor laranja, atendendo pedidos da torcida, em homenagem à que era usada na época da conquista do título mundial de 2012. Mas, de roupa nova, o time levou um susto, perdeu o primeiro set de forma surpreendente para o Vôlei Renata Valinhos/Country, conseguiu virar, mas só conseguiu a vitória no tie-break com parciais de 30/32, 25/11, 25/11, 30/32 e 15/8.

+ VEJA A TABELA COMPLETA DA SUPERLIGA DE VÔLEI FEMININO

O primeiro set foi muito mais equilibrado e disputado do que se esperava. O time de Valinhos deu mostras de que queria complicar o jogo ao bloquear Tandara e empatar em 3 a 3. O duelo permaneceu parelho até 6 a 6, mas aí Osasco começou a abrir. Fez 10 a 6 numa bola de Ninkovic, chegou a 16 a 10 com Tandara explorando o bloqueio e, com dois pontos seguidos de Bruna, colocou oito pontos de vantagem 18 a 10.

O que ninguém esperava é que Valinhos fosse reagir e encostar de novo no placar. Quando Paula foi para o saque, saíram dois pontos seguidos da equipe, que reduziu a diferença para 19 a 14. No erro de Tandara, a vantagem caiu para três pontos: 21 a 18. Ainda assim, tudo indicava que Osasco venceria o primeiro set. No bloqueio de Bia, o time da casa chegou ao set point com 24 a 20 no placar.

A única chance de Valinhos impedir que Osasco saísse na frente na partida era conseguindo marcar quatro pontos seguidos. E foi o que as meninas do Vôlei Renata fizeram e igualaram o placar em 24 a 24. A partir daí, os dois times trocaram pontos com o Vôlei Nestlé se mantendo na frente na maior parte do tempo.

O time de Osasco estreou novo uniforme, que é inspirado no que era usado em 2012, ano da conquista do título mundial

Valinhos só passou na frente pela primeira vez quando fez 27 a 26. Com Tandara bloqueada, conseguiram 28 a 27. Em ataques de Vivian, fizeram 29 a 28 e 30 a 29. Estava difícil fechar, mas Mari explorou o bloqueio para fazer 31 a 30 e, em seguida, Paula conseguiu finalmente fechar para as visitantes: 32 a 30.

No segundo set, com Fabíola como levantadora no lugar de Carol Albuquerque, Osasco entrou disposto a não deixar a zebra passear no José Liberatti. Rapidamente, chegou a 7 a 2 e não demorou a abrir dez pontos de vantagem: 15 a 5. Depois do bloqueio de Ninkovic e o ataque de Paula Borgo, a diferença foi para incríveis 13 pontos: 19 a 6. Desta vez, Valinhos não conseguiu reagir e a parcial terminou em fáceis 25 a 11 em apenas 19 minutos.

A cada minuto que passava, o jogo mostrava que a surpresa do primeiro set dificilmente se repetiria novamente. Em poucos minutos, o técnico André Rosendo já teve que pedir tempo. Naquele momento, o placar mostrava 6 a 1 para Osasco depois de um ataque fulminante de Tandara. Pouco, no entanto, pôde ser feito. A superioridade das comandadas por Luizomar de Moura era tamanha que em dez minutos o set já estava em 16 a 2. A tímida reação das visitantes na parte final da parcial, não evitou novo massacre: outra vez 25 a 11 em quase 19 minutos.

No quarto set, Valinhos resolveu endurecer o jogo de novo. Osasco chegou a fazer 8 a 5, mas as visitantes viraram para 10 a 9 e obrigaram Luizomar de Moura a pedir tempo. Aos poucos, o Vôlei Nestlé retomou o controle da partida e chegou a 14 a 12. Mas o Vôlei Renata deu trabalho. Chegou a encostar em 22 a 21, mas, depois de um lindo rally, Tandara explorou o bloqueio para fazer 23 a 21. No bloqueio duplo de Fabíola e Bia, veio o match point em 24 a 22. As visitantes encostaram de novo em 24 a 23 e, depois de outra disputa emocionante, Tandara jogou para fora, deixando tudo igual em 24.

Foram ao todo quatro match points defendidos até que Vivian colocou Valinhos na frente em 27 a 26. A central aliás, teve uma grande atuação na partida e foi a responsável pelo sufoco dado pela equipe no favorito Osasco, que conseguiu salvar dois set points depois que perdeu a liderança no placar, mas as visitantes conseguiram vencer por 30 a 28 em 36 minutos.

O tie-break começou equilibrado, mas, aos poucos, Osasco conseguiu abrir para fazer 7 a 4 num ataque de Tandara. O valente time de Valinhos, no entanto, não deu moleza, diminuiu para 7 a 6 e, só depois de mais um emocionante rally, o Vôlei Nestlé fez 8 a 6 para que as duas equipes pudessem mudar de lado na quadra. A parte final do tie-break, no entanto, foi muito mais parecida com os dois sets vencidos com facilidade por Osasco e o time da casa fechou a partida em 15 a 8 em 15 minutos de duelo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei