Siga o OTD

Vôlei

Hinode vence primeira fora de casa contra Valinhos no Paulista

William Lucas/Inovafoto

O Hinode Barueri conseguiu na noite desta terça-feira (12), sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Paulista Feminino de Vôlei 2017, ao superar o Renata Valinhos por 3 sets a 1 (19 a 25, 25 a 20, 25 a 22, 25 a 20) no ginásio municipal de Valinhos. A equipe contou com o retorno da levantadora Naiane e da meio de rede Saraelen, da Seleção Brasileira, bem como do técnico Zé Roberto Guimarães, que acompanhou o jogo do banco de reservas. Com o resultado, o Hinode chegou aos 9 pontos, na liderança do torneio, ao lado do Pinheiros, enquanto o Valinhos é o sétimo com 3.

“Foi um jogo muito importante para tirarmos essa pressão da vitória fora de casa. Foi até agora nosso jogo mais complicado, uma vez que Valinhos faz muita pressão. Mas conseguimos fazer nosso jogo e buscar a vitória”, afirmou a ponta Suelle, após a partida. “Esse resultado positivo na reta final da fase de classificação foi extremamente importante para nós, pensando na tabela e também no lado psicológico”, complementou Alexandre Gomes, técnico da equipe na partida.

“O time ainda precisa de alguns ajustes, principalmente na questão defensiva, mas é visível que estamos em plena evolução. Agora com o retorno efetivo das atletas que estavam na Seleção, precisamos deixar o time redondo para a disputa da fase eliminatória”, ressaltou Zé Roberto Guimarães, que acompanhou de perto suas meninas.

O jogo

O jogo começou com o time da casa mais atento e buscando todas as bolas. Valinhos abriu 2 a 0 e o Hinode só passou à frente no marcador na disputa do 4º ponto. A partida seguiu muito disputada, com as equipes se alternando na liderança. Após o empate em 10 a 10, entretanto, as donas da casa abriram 5 pontos de vantagem e o Hinode só voltou a pontuar em forte cortada de Sara no fundo da quadra. Tainara e Naiane entraram nos lugares de Sara e Ana Cristina, as meninas de Barueri reagiram e chegaram a encostar no placar, com 20 a 19 para Valinhos, mas logo o time mandante voltou a comandar o jogo e fechou o primeiro set em 25 a 19.

O segundo set foi bem diferente, com o Hinode tomando a iniciativa do jogo, defendendo bem e contra-atacando com precisão. Desde o início do set a equipe de Barueri foi abrindo vantagem gradativamente, até abrir 4 pontos de vantagem na metade do set. A partir daí o Hinode passou a administrar a diferença de pontos, até fechar o set em 25 a 20, empatando a partida em 1 a 1.

Já o terceiro set foi extremamente disputado e decidido apenas na reta final. Nenhuma equipe conseguiu abrir vantagem e o placar teve alternâncias constantes. Apenas na disputa do 18º ponto que o Hinode conseguiu abrir 2 pontos de vantagem, após cortada de Erika em bola que veio de graça da defesa de Valinhos. As donas da casa, entretanto, não se entregaram e buscaram novamente o empate. Naiane e Tainara novamente entraram bem nas vagas de Sara e Ana Cristina, e o Hinode novamente abriu 2 pontos, anotando 22 a 20  em bola de centro de Fê Isis. A partir daí as meninas de Barueri administraram a vantagem e fecharam o set em 25 a 22, virando a partida para 2 sets a 1.

No quarto set o Hinode entrou colocando pressão nas adversárias para fechar a partida. Em rápidos contra-ataques a equipe abriu 5 a 1 no placar e manteve vantagem segura durante todo o tempo, fechando o set em 25 a 20 e o jogo em 3 sets a 1, de virada.

O resultado colocou o Hinode Barueri no topo da tabela do Paulista, com 9 pontos, ao lado do Pinheiros, que não jogou na rodada – e à frente do Bauru, que tem 7 pontos e joga mais tarde contra o São Caetano. Já o Valinhos é o sétimo com três. O próximo compromisso do Hinode será contra o Sesi, em Barueri, no dia 19. Mesma data em que o Valinhos encara o São Caetano, às 20h.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei