Siga o OTD

Vôlei

José Roberto Guimarães participa de enquete da FIVB

José Roberto Guimarães. Karch Kiraly e Lang Ping são as opções na enquete organizada pela FIVB para o internauta escolher o técnico

José Roberto Guimarães FIVB
FIVB deu três opções para os internautas escolherem o treinador (Reprodução Instagram/FIVB)

Quem você escolhe como treinador do seu time? Nesta quinta-feira (6), a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) fez uma enquete em sua conta no Instagram e deixou o internauta escolher entre o brasileiro José Roberto Guimarães, o americano Karcj Kiraly e a chinesa Lang Ping para treinar seu time. 

A enquete da FIVB coloca como opções três dos maiores nomes da história do vôlei mundial. José Roberto Guimarães é tricampeão olímpico e o único a conquistar o ouro com homens e mulheres. Karch Kiraly foi o único a ser campeão nas quadras, em 1984, e nas areias, em 1996, e é considerado por muito o maior atleta da modalidade na história. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Já Lang Ping é a técnica atual campeã olímpica no feminino e a única que conquistou o ouro em Jogos Olímpicos como treinadora e jogadora. Como técnica, a chinesa também tem uma medalha de prata, em Pequim-2008.

José Roberto Guimarães e a seleção brasileira

José Roberto Guimarães tem uma grande história na seleção brasileira de vôlei. Como jogador, disputou a Olimpíada de Montreal-1975. Mas foi como treinador que ele ajudou o Brasil a conquistar o seu primeiro ouro, em Barcelona-1992, com os homens.

Após deixar o comando da equipe após a Olimpíada de Atlanta-1996, José Roberto retornou para a seleção brasileira em 2003, agora com as mulheres. Apesar de não conseguir ir ao pódio com a equipe feminina em 2004, o treinador fez história ao conquistar o primeiro ouro com as mulheres em 2008 e o bicampeonato olímpico quatro anos mais tarde, em Londres-2012.

+ Após inconsistência no ciclo, Brasil quer pódio em Tóquio

Há quase 17 anos seguidos no comando da seleção, José Roberto Guimarães já confirmou o desejo de deixar o cargo de treinador da equipe após os Jogos Olímpicos de Tóquio, programados para acontecer no próximo ano.

Mais em Vôlei