Siga o OTD

Vôlei

Pressão sobre o Praia: rodada tem novo vice-líder na Superliga

Minas assume a vice-liderança da Superliga e aguarda a partida de amanhã do Praia Clube; Sesc-RJ vence e se mantém líder.

Sesc-RJ vence Fluminense na Superliga - Foto: Mailson Santana/Fluminense
Foto: Mailson Santana/Fluminense

Quatro partidas agitaram a noite desta sexta-feira (24) pela segunda rodada do returno da Superliga de vôlei feminino. O Sesc-RJ venceu o clássico com o Fluminense e se mantém na liderança da competição. O Minas bateu o Valinhos e, por enquanto, é o novo segundo colocado. O São Paulo Barueri derrotou o Flamengo dentro de casa, enquanto o Osasco Audax venceu o Pinheiros por 3 a 1, jogando fora de casa.

Fluminense 0 x 3 Sesc-RJ

Mantendo a boa forma apresentada ao longo da competição, o time comandado pelo técnico Bernardinho não deu chances ao rival no clássico carioca e aplicou um 3-0 (25-22, 25-20 e 25-14). Com o resultado, chegou aos 35 pontos, mantendo a liderança da Superliga feminina.

Eleita a melhor em quadra e também a maior pontuadora do confronto, com 13 acertos, a ponteira Yonkaira destacou a entrega de todo o grupo.

“Fico muito feliz pelo desempenho de todo o time, não só o meu. E também por ter conseguido ajudar na vitória. Espero seguir trabalhando e correspondendo sempre que for solicitada”, resumiu.

O próximo compromisso do Sesc RJ será na terça-feira (28.01), às 19h30, diante do São Paulo Barueri, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. No mesmo dia e no mesmo horário, o Fluminense encara o Sesi Bauru, fora de casa.

O jogo – O Sesc RJ conseguiu abrir uma boa vantagem logo no início do jogo. Com passe na mão, Fabíola acionava muito suas centrais, que foram eficientes para fazer 7-2. A partir daí, o Fluminense melhorou e, ponto a ponto, conseguiu tirar a diferença. Com Giovana o Tricolor chegou a um ponto do rival carioca: 12-11. Embalado, empatou com Thaisinha, virou com Paula e ampliou quando Tandara foi bloqueada: 12-14.
Em dois erros seguidos do Fluminense, o Sesc virou para 16-15. A equipe de Bernardinho ampliou a vantagem em outra falha do Tricolor (20-18) e manteve a tranquilidade para fechar em um ace de Tandara: 25-22.

A segunda parcial manteve o equilíbrio e após erro do Sesc RJ, o Fluminense foi o primeiro a conseguir a abrir uma vantagem: 13-11. Logo em seguida, em um bloqueio de Milka veio o empate: 15-15. Mas o Tricolor voltou a crescer e marcou três vezes seguidas, fazendo 18-15. Bernardinho pediu tempo e no retorno foi a vez do Sesc pontuar três vezes seguidas: 18-18. A virada veio em um ataque de Milka, numa bola rápida de Fabíola: 20-19. E nos momentos finais prevaleceu a experiência do Sesc. O Flu cometeu dois erros seguidos e viu o rival fazer 23-20. Juciely apareceu e fez dois bloqueios seguidos para fechar 25-20.

Com a vitória nos dois primeiros sets e a confiança em alta, o Sesc RJ mandou na terceira parcial. Tandara medalhou a oposta Paula, que ficou caída no chão. A arbitragem parou o jogo, que recomeçou com a atleta do Fluminense restabelecida. Mas Amanda confirmou o ponto para o time de Bernardinho: 8-6. E só deu Sesc. Em uma sequência impressionante, o líder da Superliga chegou a 15-6. Pressionado, neste período, o Fluminense errou muito, tentou trocar levantadora, oposta e até central, mas não adiantou: 25-14, após erro de Mari Casemiro.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

São Paulo 3 x 0 Flamengo

Flamengo foi derrotado pelo São Paulo em casa. (Foto: Divulgação/Flamengo)

Jogando em casa, no ginásio poliesportivo do Estádio Morumbi, o São Paulo Barueri venceu a equipe do Flamengo por 3 sets a 0 (parciais de 25×11, 25×19 e 25×20). 

Dominante, a equipe do técnico Zé Roberto não teve dificuldades em impôr seu jogo e vencer o primeiro set com tranquilidade: 25 a 11. Nas outras duas parciais, o Flamengo tentou uma pressão para cima das donas da casa, mas o São Paulo mantinha a liderança e a boa vantagem no placar. Com resultados de 25 a 19 e 25 a 20, o Tricolor fez 3 a 0 e conseguiu a sétima vitória na Superliga 2019/2020.

O São Paulo é o sétimo da tabela de classificação, com 18 pontos. O Flamengo se mantém na 10ª colocação, com 7 pontos. O próximo desafio do Rubro-Negro será na terça-feira, 28 de janeiro, quando receberá o Valinhos no ginásio Hélio Maurício, às 20h. No mesmo dia, às 19h, o São Paulo encara o Sesc, no Rio de Janeiro.

Pinheiros 1 x 3 Osasco Audax

Osasco Audax derrotou o Pinheiros fora. (Foto: Ricardo Bufolin / ECP)

No clássico paulista, disputado na noite desta sexta-feira (24), no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, o Osasco Audax bateu o Pinheiros por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 18/25, 25/20, 25/18 e 25/23, em 1h50min. 

Maior pontuadora da partida e ganhadora do troféu Viva Vôlei, Jaque destacou a forma de recuperação da equipe. “Esse resultado foi muito importante, por vínhamos de derrota (para o Bauru em jogo válido pela Copa Brasil) e era fundamental o time conseguir se reeguer. Sofremos no primeiro set, mas sabíamos que tínhamos condições de reagir e reagimos. Agora é crescer e crescer”, disse a ponteira, que comentou a grande atuação ofensiva. “Sei que minha função aqui é dar volume, garantir o fundo de quadra, mas aproveitei uma noite em que estava bem no ataque. Nesse fundamento, foi meu melhor jogo da temporada”.

O técnico Luizomar também fez questão de elogiar seu grupo de atletas. “Existe um compromisso constante da comissão técnica e das jogadoras para apresentar uma padrão de jogo mais regular, mas a temporada esta mostrando o quanto todo o elenco é importante. Nos momentos de instabilidade, jogadoras que começam jogando eventualmente saem e as que entram tem dado conta do recado. Por tudo isso, o time está de parabéns. Jogamos abaixo no primeiro set, mas a forma como reagimos, usando bem o banco, fortalece o grupo. Hoje era um jogo perigoso, contra o Pinheiros na casa delas, e conquistamos um resultado importante.”

O jogo – O Pinheiros começou mais ligado e abriu 7/2, forçando Luizomar a pedir tempo. Quando as donas da casa chegaram a 11/3, o treinador osasquense parou o jogo novamente. Os erros, contudo, persistiram. Pri Heldes entrou em quadra no momento em que as paulistanas colocaram dez pontos de vantagem (19/9). O time do Osasco começou a mostrar ritmo na fase final. Com bloqueios eficientes, encostou no 18/23. Mas era tarde demais e a vitória ficou com o Pinheiros me 25/18.

Osasco voltou mais focado no segundo a set, mantendo a frente no marcador e abrindo três pontos no 8/5. Chegou a cinco de vantagem com Bjelica (11/6). Mas o Pinheiros conseguiu equilibrar as ações e chegou ao empate no 12/12. A parcial seguiu com as donas da casa na cola das osasquenses até conseguir passar à frente no 18/17. Luizomar rapidamente pediu tempo para arrumar a casa e sua equipe manteve a concentração. Com quatro bons saques de Pri e Mara firme nos bloqueios, o Audax fez 23/19. A vitória veio por 25/20 com Jaque descendo o braço na entrada de rede.

Ellen, que entrou no segundo set, permaneceu em quadra e marcou o primeiro ponto do terceiro set em um bloqueio simples. Luizomar contava apenas com ela e Vanessa Janke como opções banco, já que Fernanda Tomé sofreu estiramento muscular na perna esquerda. Outra ponteira, Jaque, seguiu eficiente tanto no fundo de quadra como no ataque e fez 6/3. Quando chegou a 17/11, foi a vez do Pinheiros pedir tempo. Não adiantou e as osasquenses seguiram na frente. Fecharam em 25/18, com Jaque, e conseguiram a virada na partida: 2 a 1.

Osasco manteve uma média de três pontos de vantagem no início do quarto set, até o Pinheiros empatar em 7/7 e conseguir virar (8/7). A partir daí, a parcial seguiu lá e cá. Com uma boa sequência de saques de Vanessa Janke, o Audax retomou a ponta e abriu 19/15. Mas a parcial seguiu dura e novo empate ocorreu no 22/22. Mas as osasquenses não perderam a concentração e com três pontos seguidos de Ellen fecharam por 25/23 para conquistar a virada por 3 sets a 1.

O resultado mantém o Osasco no quarto lugar na competição, com 29 pontos. O Pinheiros é o 8º colocado, com 15 pontos. Na próxima rodada, na terça-feira (28), o Osasco volta para casa, e recebe o Curitiba, no José Liberatti, enquanto o Pinheiros enfrenta o Dentil Praia Clube, fora de casa.

Minas 3 x 0 Valinhos

Minas atropelou o Valinhos. (Foto: Orlando Bento/MTC )

Diante do lanterna da competição, o Minas precisou ter muita paciência para superar o Valinhos, por 3 sets a 0, na Arena Minas Tênis Clube. Após um primeiro set relativamente tranquilo (25/20), o time mineiro encontrou dificuldades para fazer 2 a 0, após um set muito equilibrado e vencido pela diferença mínima (25/23). Apoiado pelos torcedores, o Itambé/Minas se reencontrou e fechou o jogo com certa tranquilidade no último set (25/18). O Troféu Viva Vôlei ficou com a central Thaisa, que foi eleita a melhor jogadora em quadra e, ainda, marcou 15 pontos na partida.

O técnico Nicola Negro destacou a importância da vitória, mas disse que a equipe precisa ficar mais atenta e diminuir o número de erros. “Não é simples jogar a cada três dias. E temos que jogar um pouco melhor que hoje. Foi 3 a 0, mas não imprimimos o nosso nível de jogo e erramos um pouco. O importante foi que conseguimos somar três pontos e seguimos para o próximo desafio”, comentou o treinador.

O jogo – A equipe minastenista dominou o Valinhos no primeiro set. O técnico Nicola Negro optou por uma escalação diferente das últimas que iniciaram as partidas, com Vivian e Thaisa pelo meio. Sem dificuldades, a equipe mineira abriu vantagem logo no início (6/1). Depois, o bloqueio das centrais minastenistas parou o ataque adversário. Com boa consistência no ataque de Sheilla, que iniciou a partida, e da venezuelana Acosta, o Itambé/Minas fez o seu jogo e abriu 1 a 0 no jogo sem grandes dificuldades: 25/20.

No segundo set, o Valinhos equilibrou o jogo. As duas equipes disputaram o ponto a ponto boa parte do set. O time minastenista encontrou um pouco mais de dificuldades para colocar a bola no chão da equipe paulista, que resistiu até o fim, quando as minastenistas souberam aproveitar as chances no ataque e fecharam a segunda parcial: 25/23.

No último set, o ataque pesado de Thaisa, Kasiely, Sheilla e Acosta deu trabalho para a defesa adversária, que não conseguiu fazer a sua linha passe funcionar. A equipe minastenista abriu vantagem e ficou à frente o tempo todo. Com muita consistência e força no setor ofensivo, o time mineiro fechou o jogo em 3 sets a 0, ao fazer 25/18 no terceiro set.

Com a vitória, a 11ª em 13 jogos, o Itambé/Minas chegou aos 33 pontos e assume a vice-liderança da Superliga, pelo menos até o fim da rodada. O líder é o Sesc-RJ, com 35 pontos. O Dentil/Praia Clube, que joga neste sábado, contra o São Cristóvão Saúde/São Caetano, está em terceiro, com 32 pontos. Já o Valinhos permanece na lanterna da tabela, com 3 pontos e apenas 1 vitória.

O Minas volta à quadra pela Superliga na próxima terça-feira (28/1), às 20h, quando recebe o São Cristóvão Saúde/São Caetano. Às 20h, o Valinhos encara o Flamengo.


Mais em Vôlei