Siga o OTD

Vôlei

Brasil bate italianos e confirma título invicto da Copa do Mundo

Com o banco em quadra, tricampeões batem a Itália e igualam maior campanha do Brasil na história da Copa do Mundo

Copa Brasil de vôlei volei nos jogos olímpicos de tóquio 2020
FIVB

Invicta! Foi assim que a campeã seleção brasileira encerrou sua participação na Copa do Mundo de vôlei masculino. Na última rodada, o time venceu a Itália por 3 a 0, nesta terça-feira (15), com parciais de 25/20, 25/22 e 25/15. O título já havia sido garantido no dia anterior, após vitória sobre o Japão.

É a segunda vez que a seleção brasileira de vôlei masculino é campeã invicta da Copa do Mundo. A primeira foi em 2007, o segundo dos agora três títulos. A primeira conquista veio em 2003 com apenas uma derrota, para os Estados Unidos. Foi na estreia, por 3 a 0, mas depois o time ganhou as dez seguintes, sendo nove por 3 a 0.

Agora no tricampeonato de 2019, a seleção venceu sete das onze partidas por 3 a 0 e perdeu apenas cinco sets. Foram três 3 a 1 e um 3 a 2, esse último contra a Polônia, que acabou com o vice-campeonato. Os Estados Unidos completam o pódio da Copa do Mundo de vôlei masculino.

+ Confira a tabela e todos os resultados do torneio

O nome do jogo contra os italianos foi Isac. Não apenas por ter sido o maior pontuador, anotou 14, mas principalmente por uma sequência de saques no terceiro set que demoliu o que sobrava de reação adversária. Ao todo, ele marcou cinco pontos diretos do saque.

Isac ataca para o Brasil contra a Itália na Copa do Mundo de vôlei masculino
Isac demoliu os italianos no terceiro set (FIVB)

Roque marcou doze e Douglas, onze. Pelo lado italiano, Cavuto foi o que mais pontuou, fez 11. Nelli, o maior pontuador da Copa do Mundo, fechou o jogo com apenas cinco.

O maior pontuador do Brasil no torneio foi Alan, com 165. Ele entrou no elenco após pedido de dispensa de Wallace e estava cotado para ser o melhor jogador da competição.

Banco de ouro

Com a taça já garantida, o Brasil entrou em quadra com o time reserva. Cachopa, Isac, Mauricio Souza, Douglas, Mauricio Borges e Douglas foram para o jogo e mantiveram o ritmo do time principal (veja abaixo os melhores momentos da partida).

No primeiro set, como em quase todos os outros que disputou na Copa do Mundo, o Brasil desgarrou na reta final, abriu no 21 a 18 e fechou com tranquilidade no 25 a 20.

O roteiro do segundo set foi meio diferente. O Brasil assumiu a ponta do placar no 6 a 5 e teve chance de abrir. Primeiro fez 10 a 6 e a Itália buscou no 14, e depois no 21 a 18, mas eles buscaram de novo no 22 a 21. Pararam aí e a seleção fechou no 25 a 22.

Na terceira parcial, o Brasil começou devagar e os italianos conseguiram fazer 10 a 5, na maior desvantagem do time no jogo. Aí Isac foi para o saque (veja abaixo) e demoliu o time deles. Fez quatro aces, propiciou dois contra-ataques aproveitados pelo Roque e “deu” um ponto para o bloque após fazer um strike na recepção adversária. Só saiu do saque quando o jogo já estava 15 a 11 para o Brasil.

Destruída após a sequência de Isac, a Itália não conseguiu mais reagir e o Brasil foi ponto a ponto fechando a maior campanha da seleção na história da Copa do Mundo, junto com a de 2007.

Mais em Vôlei