Siga o OTD

Vôlei

Osasco bate São Paulo na estreia de Bjelica e lidera o Paulista

Atacante sérvia chegou ao Brasil na quarta-feira (9) e já entrou em quadra na noite desta sexta-feira (11)

Bjelica, do Osasco Audax
Bjelica marca o primeiro ponto no retorno a Osasco (João Pires/Fotojump)

Na estreia da sérvia Ana Bjelica, o Vôlei Osasco-Audax bateu o São Paulo/Barueri por 3 sets a 0, na noite desta sexta-feira (11), no lotado ginásio José Liberatti, em jogo válido pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista de vôlei feminino.

As comandadas do técnico Luizomar fecharam a partida com parciais de 25/23, 25/19 e 25/23, em 1h22min, conquistando a quarta vitória no estadual, resultado que garantiu a liderança provisória.

A partida marcou a estreia de Bia, Mara, Roberta, Camila Brait e Casanova no José Liberatti. O quarteto que serviu o Brasil na Copa do Mundo, no Japão, e a cubana, já haviam atuado na vitória sobre o Pinheiros, no último sábado.

Quem também se encontrou com a torcida foi Ana Bjelica, ovacionada quando entrou em quadra, no segundo set. Na verdade, foi um reencontro. A ponteira/oposta sérvia já vestiu a camisa de Osasco na temporada 2016/17.

Com a camisa 10 de Osasco, Bjelica era só sorrisos após o jogo. “Estou muito feliz por estar de volta. Aqui é minha segunda casa. A torcida é maravilhosa e já deu para perceber que temos um time forte para esta temporada”, disse a sérvia, mostrando que não esqueceu o português. Luizomar também elogiou sua atleta, assim como todo o grupo. “Esse início de Paulista é como trocar a roda com o carro em movimento. Estamos conseguindo moldar esse time e todas estão de parabéns pela disciplina tática e pela disposição. A Bjelica, por exemplo, chegou há dois dias com o maior astral e querendo jogar”, contou.

Veteranas de Liberatti, Camila Brait e Bia também fizeram questão de expressar a alegria pelo reencontro com os torcedores. “Jogar aqui em Osasco é sempre uma emoção. Foi nosso primeiro jogo na temporada e estamos felizes com a vitória. Claro que temos muito a evoluir, mas isso vem com o tempo de quadra”, afirmou a líbero, com a filha Alice nos braços. Bia revelou ter ficado mais nervosa que o habitual. “Liberatti é a minha casa e estava ansiosa para voltar. A torcida joga sempre junto e eu realmente senti o nervosismo na reestreia. E foi bom demais. Mas conseguimos colocar em prática o plano tático do Luiz, sacando bem a partir do segundo set e conquistar os três pontos”, completou a central.

O jogo

Casanova inventou o ponto de cabeçada na partida contra o São Paulo/Barueri. A cubana atacou na saída de rede, a bola tocou no bloqueio, voltou, bateu no topete azul da ponteira e caiu na quadra do adversário. A jogada inusitada garantiu o 22/19 para o Vôlei Osasco em um primeiro set que começou tranquilo para as donas da casa.

No decorrer da parcial, as são-paulinas encostaram e chegaram a alternar a ponta no placar. No final, prevaleceu a força das comandadas de Luizomar, que chegaram ao set point com Mara (24/21) e fecharam com Casanova (25/23).

O segundo set foi mais tranquilo para Osasco. O time conseguiu jogar na frente durante toda a parcial, abrindo na reta final. O bloqueio, com Bia, Mara e Fernanda Tomé, foi um dos destaques.

Mas o ponto alto foi a reestreia de Bjelica. A sérvia, que chegou ao Brasil na quarta-feira (9), entrou em quadra quando o placar estava 23/17 para as donas da casa. A torcida foi ao delírio e seguiu comemorando quando ela fez 24/17 na primeira bola que atacou. Na sequência, Bia fechou em 25/19.

O terceiro set começou bem para as donas da casa. Aos poucos, o time do São Paulo encostou e virou. Quando fez 15/13, Luizomar pediu tempo para ajustar sua equipe. As atletas entenderam as orientações e reagiram, igualando o marcador no 17/17. O equilíbrio seguiu até o 19/19, quando o Audax abriu três pontos, com direito a ponto de saque de Bjelica. E foi na sérvia, na largadinha, o ponto do jogo. Vitória por 25/23 na parcial e 3 sets a 0 na partida.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei