Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence o Japão pela Copa de Mundo feminina

Seleção brasileira faz 3 a 0 no Japão pela Copa do Mundo e segue na briga pelas primeiras colocações

Brasil e Japão na Copa do Mundo de vôlei feminino
(Divulgação/FIVB)

O Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 nesta terça-feira (24), com parciais de 25/14, 25/21 e 25/23, marcado sua quinta vitória na Copa do Mundo de vôlei feminino. Com isso, a seleção chega a 15 pontos após oito rodadas e ocupa a quinta colocação. A Holanda está quarto com 16 e a Rússia em terceiro com 19. China lidera com 23, seguida pelos Estados Unidos com 20.

O próximo compromisso da seleção será contra Camarões às 2h da manhã de quinta (26) para sexta-feira (27), em OSaka. Depois ainda enfrenta Coreia do Sul, às 23h da mesma sexta-feira (27) e fecha sua participação contra as russas, às 2h de sábado (28) para domingo (29) em duelo que pode valer um lugar no pódio.

Na Copa do Mundo, 12 seleções se enfrentam e a equipe que somar o maior número de pontos se sagrará campeã. A competição conta com a atual campeã mundial (Sérvia), o Japão (país sede) e as duas melhores seleções de cada continente no ranking mundial.

+ Tabela, resultados e agenda de partidas

Na partida contra as japonesas a maior pontuadora foi Gabi, com 16, sendo 14 no ataque e dois no bloqueio. Lorenne marcou 15 e Fabi contribuiu com 12. A melhor bloqueadora foi Mara, com quatro pontos marcados.

“Conseguimos essa vitória muito importante. É sempre difícil enfrentar o Japão ainda mais dentro da casa delas. Fiquei feliz com a nossa atuação e como todo o grupo se comportou na partida. Ainda estamos na briga pelo pódio e vamos em busca do melhor resultado possível”, disse Fabiana.

O treinador José Roberto Guimarães destacou a qualidade do Japão. “O resultado do jogo não mostra a realidade que foi a partida. O primeiro set foi fora da curva e o segundo e o terceiro foram disputados ponto a ponto. Quando o Japão tem a bola para contra-atacar é complicado parar o time delas. Elas têm muita velocidade. Sempre me preocupo muito nas partidas contra o Japão. É uma equipe que não desiste nunca e tem muita qualidade. Foi uma vitória importante”.

Começo leve, final apertado

O primeiro set foi parelho somente até a primeira parada técnica, quando o placar mostrava 8 a 7. Na volta o Brasil conseguiu a primeira vantagem no 12 a 10 e, de lá, disparou. Tanto que as japonesas marcaram apenas mais quatro pontos na parcial, dois deles seguidos em uma tentativa de reação quando a partida marcava 17 a 12. Elas cortaram para 17 a 14, mas ficaram por ali.

O segundo foi bem mais equilibrado, com o Japão no comando do placar até a reta final. O Brasil só assumiu a frente no 18 a 17 e não perdeu mais. Abriu três no 22 a 19 e fechou no 25 a 21.

Precisando da vitória, o time da casa voltou com tudo para o terceiro set e logo abriu 4 a 1. Zé Roberto parou o jogo, mas não surtiu efeito no placar e elas chegaram no primeiro tempo técnico com três de frente. Aos poucos a seleção brasileira foi escalando o placar, empatou no 12, mas voltou a ficar três atrás no 15 a 12 e no 16 a 13.

+Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Na volta da parada técnica o Brasil marcou três pontos seguidos e empatou no 16, mas as japonesas voltaram a abrir. No 20 a 18, a arbitragem marcou ace para o Japão, mas Zé Roberto desafiou e a marcação foi revertida. O Brasil empatou no 21 a 21 com duas pauladas, uma da Lorenne na saída e depois a Drussyla na entrada, e passou à frente pela primeira vez na parcial no 23 a 22 após um coelho da cartola tirado por Gabi.

O match point veio em um erro de saque do Japão e a vitória foi sacramentada por Gabi em um contra-ataque.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei