Siga o OTD

Vôlei

Cachopa se prepara para o 1º Sul-Americano adulto, no Chile

“Importante para a minha continuidade e evolução”, comenta o levantador em seu primeiro ano na Seleção Brasileira adulta

Fernando Cachopa
Divulgação FIVB

O Chile já traz boas recordações para Cachopa. Foi em Santiago que, em 2012, ganhou o Sul-Americano infanto-juvenil de vôlei. Sete anos depois, o levantador disputará o campeonato na categoria adulta pela primeira vez. Cachopa será titular da seleção brasileira que estreará na próxima terça-feira, dia 10, contra o Equador, na cidade chilena de Temuco.

Este ano, Cachopa, 23 anos, já teve a oportunidade de ser o titular da seleção brasileira durante as primeiras rodadas da fase classificatória da Liga das Nações.

“Sou um levantador novo, então, quanto mais tempo em quadra eu tiver, melhor. São mais experiências que vou viver, mais situações vou ter que passar, enfim.  Vai ser muito importante para a continuidade e para a minha evolução”, afirmou Cachopa. “A expectativa é muito boa e acho que podemos trazer um bom resultado. O Sul-Americano sempre foi um campeonato que gostei muito. Desde as categorias de base eu acompanho e sempre gostei dessa rivalidade que encontramos aqui na América do Sul”.

Temuco será a sede da fase classificatória do Sul-Americano, entre os dias 10 e 14. Além do Equador, o Brasil, que está no Grupo A, enfrentará a Colômbia, no dia 11, e a Argentina, no dia 12. Na outra chave estão Chile, Venezuela, Bolívia e Peru. As semifinais e a final acontecerão em Santiago, capital chilena.

O primeiro Sul-Americano foi realizado em 1951, no Rio de Janeiro. De lá para cá, foram disputadas mais 32 edições. O Brasil perdeu uma única vez, em Buenos Aires, em 1964, quando não disputou a competição. O título ficou com a Argentina.

“Há alguns meses não imaginava ter as oportunidades que venho tenho e vivendo as coisas que tenho vivido. Tenho aproveitado tudo ao máximo”, conclui Cachopa.

Mais em Vôlei