Siga o OTD

Vôlei

Seleção masculina vence outro amistoso contra a Argentina

Equipe dirigida pelo técnico Renan fez 3 a 0 nos rivais abriu 2 a 1 na série de quatro confrontos preparatórios para o Sil-Americano

Leal Brasil e Argentina amistoso de vôlei masculino
Wander Roberto/Inovafoto/CBV

O Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 0 nesta sexta-feira (30) no terceiro amistoso da série de quatro entre as equipes de vôlei masculino. Foi no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), com parciais de 25/13, 25/19 e 25/20. Nas duas primeiras partidas, disputadas em solo argentino, uma vitória para cada lado.

A série de amistosos será encerrada neste sábado (31) novamente em Campinas. Serve como preparação para as duas seleções que estarão na disputa do Campeonato Sul-Americano a partir do dia 10 de setembro. E o ano de 2019 ainda terá a Copa do Mundo, na primeira quinzena de outubro, como compromisso final.

Ainda visando o Sul-Americano e a Copa do Mundo, nesta mesma sexta, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a convocação de mais quatro atletas para a seleção masculina. O levantador Carísio, os centrais Lucão e Cledenilson e o ponteiro Hugo foram chamados pelo técnico Renan Dal Zotto para os treinamentos.

Renan Dal Zotto elogiou o desempenho da equipe. “Foi um bom jogo. Jogamos bem, pressionando o tempo todo no saque e as coisas fluíram. Foi uma boa apresentação, acho que a torcida curtiu bastante e a nossa equipe não baixou a guarda em nenhum momento. Depois de um set tranquilo, como foi o primeiro, a tendência é dar uma baixada na guarda, mas isso não aconteceu. Ficamos focados o tempo todo e o time está de parabéns”.

O treinador também agradeceu a torcida, cerca de 2,2 mil pessoas compareceram ao jogo, e chamou atenção para o duelo de sábado. “É muito bom jogar em casa, em especial aqui em Campinas, onde sempre somos bem recebidos, com muito carinho, e isso motiva demais. Fizemos um grande jogo hoje, o tempo todo concentrados e amanhã é uma nova história. Não podemos tirar como parâmetro o jogo de hoje”, alertou Renan.

Brasil e Argentina amistoso de vôlei masculino

(Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

O dia foi especial para o levantador Bruninho que, apesar de nascido no Rio de Janeiro (RJ), foi criado em Campinas, onde mora parte de sua família materna. “Dei meus primeiros passos aqui nessa quadra no Taquaral e estou feliz por estar aqui e pela vitória”, afirmou Bruninho, que também falou sobre o futuro.

“Essa é uma série de amistosos, mas comentamos no Pré-Olímpico que a nossa Olimpíada já havia começado. Cada jogo, cada treino, cada momento tem que ser aproveitado para entrosar, estar junto e fazer com que o time cresça. Falta menos de um ano para os Jogos Olímpicos e cada momento é crucial para o time ganhar corpo”, declarou o capitão da seleção brasileira.

Outro jogador a viver um bom momento foi o central Maurício Souza, que já jogou pelo time da cidade. “Foi espetacular. Esse lugar, essa torcida, tudo aqui é muito gostoso. Eles amam voleibol e isso nos motiva a mostrar um jogo sempre cada vez melhor”, disse Maurício.

Nesta sexta-feira, o Brasil começou muito bem o jogo, marcando 7/1. A Argentina buscou e reduziu a diferença em 6/9. No bloqueio de Flávio, a seleção brasileira voltou a abrir boa vantagem: 15/8. Com o bloqueio funcionando bem, a equipe brasileira marcou 19/11. E no ace de Lucarelli, 25/13.

O segundo set teve um início equilibrado, com um empate em 7/7. O jogo seguiu disputado ponto a ponto (13/13). Em boa passagem de Bruninho pelo saque, o Brasil fez 16/13. Com Leal, 20/15. No final, com Flávio, o Brasil fechou em 25/19.

Na terceira parcial, com ponto de saque de Maurício Souza, a seleção brasileira abriu 4/1. A Argentina aproximou no placar em 7/9. O set seguiu com equilíbrio (15/13). A vantagem verde e amarela se manteve em dois em 18/16. E o Brasil ampliou a vantagem fechando em 25/20.

A seleção brasileira está em Campinas com os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Alan e Felipe Roque; os centrais Maurício Souza, Flávio, Isac e Matheus; os ponteiros Lucarelli, Leal, Douglas e Maurício Borges, e os líberos Thales e Maique.

A equipe da Argentina é dirigida pelo técnico Marcelo Mendez, que há 10 temporadas dirige o Sada Cruzeiro (MG), e tem como assistente-técnico o comandante do Vôlei Renata (SP), time da casa, Horacio Dileo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei