Siga o OTD

Vôlei

Brasil enfrenta a Turquia na semifinal da Liga das Nações

Brasil perde dos EUA, fica em segundo no Grupo B e pega turcas na semifinal de sábado da Liga das Nações

Brasil e EUA na Liga das Nações
FIVB

O Brasil perdeu para os Estados Unidos por 3 a 1 nesta sexta (5) pela fase final da Liga das Nações, em Nanquim, na China. As parciais foram 25/18, 25/19, 20/25 e 25/21. Com isso, o time brasileiro sai em segundo no Grupo B e vai enfrentar a Turquia na semifinal de sábado.

O jogo será às 4h e terá acompanhamento ao vivo pelo Olimpíada Todo Dia. Já os EUA saíram em primeiro e pegam a China na outra semifinal, às 8h30.

O treinador José Roberto Guimarães falou sobre a partida contra os Estados Unidos e o duelo semifinal. “Jogamos melhor no terceiro e no quarto sets e conseguimos dar ritmo de jogo para as jogadoras que têm atuado menos. Tínhamos como objetivo preservar fisicamente as atletas nessa partida. Vamos precisar de todo o time amanhã contra a Turquia. As turcas fizeram uma Liga das Nações muito boa e são as atuais finalistas da competição”.

Brasil e Estados Unidos já entraram em quadra nesta sexta classificados para as semifinais. Disputavam apenas o primeiro lugar do grupo. Assim, Zé Roberto não foi com o sexteto que vinha começando as partidas. Jogaram Roberta levantando, Mara, Tainara, Amanda, Carol e Loranne. Natália Araujo foi a líbero.

Thompson na Liga das Nações

Thompson marcou 35 pontos e foi o destaque do jogo (FIVB)

O técnico Karch Kiraly, lendário ex-jogador, também mandou os Estados Unidos sem todas as titulares, mas estavam com Larson, a capitã, e ela comandou o primeiro set.

A seleção norte-americana abriu já no começo, 6 a 3, depois 10 a 7 e não perdeu mais o placar. No final, aumentaram o volume e abriram vantagem para fechar com sete de frente: 25 a 18.

No segundo set a seleção brasileira entrou melhor e jogou ponto a ponto quase a parcial inteira. Novamente no final, porém, os Estados Unidos conseguiram abrir vantagem rapidamente, chegaram a 23 a 18 e mataram no 25 a 19 com Thompson. A atacante dos EUA começava a se destacar e fechou a segunda parcial com 18 pontos.

A terceira seguiu o mesmo roteiro. Os times andando lado a lado, ponto a ponto, sem ninguém escapar no placar e com trocas constantes na liderança. E com a Thompson virando tudo. Porém, diferentemente do que ocorrera nos outros dois, quem escapou no final foi a seleção brasileira. Não foi de uma vez, como os EUA fizeram nas parciais anteriores, mas o suficiente para o time de Zé Roberto descontar com 25 a 20.

Quarto set, mesma história. Jogo ponto a ponto e um time desgarrando no final. E pela terceitra vez foi a seleção dos EUA, que fechou o jogo no 25 a 21, em dois pontos seguidos de Thompson. A atacante fechou a partida com 33 pontos, sendo 30 no ataque, dois no bloque e um no saque.

A maior pontuadora do Brasil foi Lorenne, com 21, sendo 19 no ataque, um no bloque e o outro no saque.

No geral, os EUA anotaram 64 pontos de ataque contra apenas 49 do Brasil. No bloqueio foi 10 a 4 e no saque, 7 a 2 para a seleção norte-americana. O Brasil errou menos, a metade das rivais: 28 a 14.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei