Siga o OTD

Vôlei

Brasil bate Portugal pela Liga das Nações

Brasil faz 3 sets a 0 em Portugal e chega à oitava vitória em nove partidas. Próxima parada é no Brasil

Leal foi o maior pontuador do jogo, com 15 (FIVB/Divulgação)

O Brasil venceu Portugal com facilidade na tarde deste domingo (16) e marcou sua oitava vitória em nove rodadas da Liga das Nações de vôlei masculino. Desta vez, contra os donos da casa, na cidade de Gondomar, a seleção fez 3 sets a 0 com 25/19, 25/21 e 25/18 nas parciais.

Na primeira semana da competição, em Katowice, na Polônia, o Brasil venceu Estados Unidos, Austrália e Polônia e, na segunda, em Tóquio, no Japão, bateu Irã, Japão e Argentina. Já nesta etapa portuguesa, sofreu seu primeiro resultado negativo, para a Sérvia, por 3 sets a 2, e se recuperou logo a seguir com um 3 a 0 sobre a China.

Na próxima etapa da fase de classificação, a quarta de cinco, o Brasil vai receber, em Brasília e Cuiabá, Bulgária, Alemanha e Rússia. Os jogos serão dias 21, 22 e 23 de junho na capital do Mato Grosso e de 28 a 30 no Distrito Federal.

Ao final das cinco etapas classificatórias os cinco melhores entre os dezesseis participantes se juntam aos Estados Unidos na fase final, em Chicago. Os EUA já estão lá por serem o país sede da etapa decisiva, marcada para 10 a 14 de julho.

+ CONFIRA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA

Nem precisou do bloque

Uma curioridade é que a seleção não marcou um ponto sequer de bloqueio durante todo o jogo. Foram 43 de ataque, três aces, todos de Leal, e mais 29 em erros do adversário. Leal marcou outros 12 no ataque e foi o maior pontuador da partida com 15. Alexandre Ferreira, de Portugal, fez 13 e Douglas Souza, do Brasil, 12.

Surpreendentemente, o bloque brasileiro saiu zerado do jogo (FIVB)

O jogo começou equilibrado, com os portugueses indo para cima no saque e conseguindo sucesso. Desta forma o time da casa abriu a primeira folga no placar quando fez 11 a 8 em um ponto de bloqueio. O Brasil reagiu prontamente, empatou em 14 com uma paulada de Leal e fez 18 a 16 em um erro de Portugal.

Os erros do time da casa aumentaram na parte final da parcial e o Brasil, mantendo a efetividade, foi pontuando até fechar em 25 a 19. Os portugueses entregaram 14 pontos em erros no set inicial, sendo oito de saque.

A partir da segunda parcial o Brasil tomou conta. Em dois ataques seguidos de Leal a seleção abriu 7 a 4 e não deixou os portugueses reagirem. Chegou a abrir mais, os anfitriões conseguiram encostar, mas nada que retirasse o time de Renan do comando do jogo. No final, em um saque poderoso de Leal, a recepção portuguesa não conseguiu devolver e o Brasil fe 25 a 21.

O último foi ainda mais tranquilo. Desde o início o Brasil comandou o placar, chegou a tomar o empate no 8 a 8, mas logo disparou para fechar em 25 a 17.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei