Siga o OTD

Vôlei

Uma semana para o início da Liga das Nações feminina

Dezesseis dos melhores times do mundo se reúnem para jogos espetaculares de vôlei feminino em quase um mês e meio de disputas que manterão o mundo atento.

Divulgação/FIVB

130 jogos cheios de ação em 21 cidades-sede ao redor do planeta, de Ekaterinburg, no norte, a Brasília, no sul e oeste, a Tóquio, no leste, e tudo mais, um ritmo de uma temporada emocionante com a Liga das Nações de Vôlei Feminino da FIVB 2019, agora a apenas uma semana de ser iniciada.

Dezesseis dos melhores times do mundo se reúnem para jogos espetaculares de vôlei feminino em quase um mês e meio de disputas que manterão o mundo atento neste ano pré-olímpico, que inclui as eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e para a Copa do Mundo FIVB de 2019, além de uma série de competições continentais e regionais.

Liga das Nações de vôlei feminino – Quando e onde:
Fase de Grupos (120 partidas): 21 de maio a 20 de junho em 20 cidades anfitriãs
Final Six (10 partidas): 3 a 7 de julho em Nanjing, China

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

Principais equipes: Brasil, China, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, Holanda, Rússia, Sérvia, Tailândia, Turquia e EUA.
Times Challenger: Bélgica, Bulgária, República Dominicana e Polônia.

As cinco melhores equipes após a fase de Grupos e as anfitriões chinesas competirão no Final Six da Liga das Nações de vôlei feminino 2019.

O último classificado entre as equipes da Fase de Grupos será rebaixado, para ser substituído pelo vencedor da Copa Challenger de 2019.

Principais jogos da primeira fase

• Semana 1 – Brasil x China, 21 de maio, em Brasília:
A Ligas  das Nações de vôlei feminino 2019 abre com um estrondo quando as atuais campeãs olímpicas e anfitriãs das finais deste ano enfrentarem o Brasil. Depois dessa final tensa e incrível nas quartas-de-final no Rio 2016, onde a China eliminou o Brasil de sua Olimpíada “caseira” depois de cinco sets dramáticos, qualquer disputa entre os dois chamará a atenção.

• 2 ª semana – Itália x Sérvia, 30 de maio, em Conegliano Veneto:
A revanche da final fenomenal do Campeonato Mundial de 2018 FIVB, quando o lado dos Balcãs venceu em cinco sets épicos. A partida define o tom para a Liga das Nações de Vôlei Feminino em sua segunda semana.

• Semana 3 – Bulgária x República Dominicana, 6 de junho, em Bangkok:
Essas equipes podem não ser as principais candidatas a uma vaga no Final Six, mas Bulgária e a República Dominicana bem estabelecida são duas das quatro equipes desafiadoras (sendo as outras a Bélgica e a Polônia) que vão lutar contra o rebaixamento. Este jogo está certamente entre aqueles que determinarão quem permanecerá na Liga das Nações de Vôlei Feminino em 2020.

• Semana 4 – EUA x Turquia, 11 de junho, em Jiangmen:
As finalistas da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2018 se reencontram pela segunda vez desde aquele incrível jogo no ano passado em Nanjing, onde as americanas venceram em cinco sets extraordinários. As duas equipes também se encontraram na segunda rodada do Campeonato Mundial de 2018, com os EUA vencendo em dois sets.

• Semana 5 – China x Sérvia, 20 de junho, em Ningbo:
Uma revanche da final dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que viu o lado asiático sair vitorioso após quatro sets. Dependendo de como as duas equipes se saíram até este ponto, este jogo de encerramento da fase de grupos poderia muito bem dar uma amostra do Final Six que poderíamos esperar.

Mais em Vôlei