Siga o OTD

Vôlei

Minas é melhor no fim e vence Praia Clube na Superliga feminina

Abrindo as finais da Superliga feminina, Minas vence Praia Clube no tie-break e sai em vantagem na série

Foto: Yuri Laurindo

Pela primeira partida da decisão da Superliga feminina da atual temporada, o Minas enfrentou o Praia Clube, na manhã deste domingo (21), no ginásio do Mineirinho. Em jogo de altos e baixos dos dois lados, o time de Belo Horizonte foi avassalador no tie break e fechou o jogo em 3 sets a 2 no primeiro da decisão da competição nacional.

A primeira partida da final da Superliga feminina começou com um bloqueio do Praia Clube em Natália. Na sequência, o Minas cometeu alguns erros e o time de Uberlândia passou a liderar, até o quinto ponto. Neste ponto da parcial, a equipe de Belo Horizonte conseguiu igualar o marcador e a troca de pontos se fez presente na maior pate do tempo, com cada um dos lados prevalecendo em cada momento.

Na segunda metade da parcial, o Minas chegou a abrir três pontos, com 19 a 16, mas o Praia Clube voltou no duelo e conseguiu a virada no momento certo, fazendo 24 a 23. Assim como aconteceu na maior parte do tempo, os times passaram a se alternar na pontuação, levando o jogo próximo no “vai a dois”. Para que o set fosse fechado, um dos lados precisaria errar e foi o que aconteceu, após um ataque para fora de Carol, o time de Belo Horizonte fechou em 28 a 26.

Na segunda parcial a história mudou um pouco. Embalado pela vitória no primeiro set, o Minas começou melhor e assumiu a liderança do marcador nos primeiros pontos do jogo. Apesar de jogar atrás do placar a maior parte do tempo, o Praia Clube cresceu na segunda metade do set e encostou no placar, contudo, o time de Belo Horizonte voltou a ser superior nos pontos finais e fechou em 25 a 22.

No terceiro set, o Praia Clube começou melhor. Contando com Carol inspirada nos bloqueios e Fawcett nos ataques, o time de Uberlândia abriu 7 a 5 no placar, forçando o pedido de tempo. Na volta, o time de Uberlândia seguiu melhor e em uma sequência de ataques e bloqueios aumentou a vantagem para 17 a 11. O Minas tentou uma reação, mas voltou a ter  problemas em sua virada de bola, com isso a equipe do Praia não teve problemas para seguir na frente o marcador e fechar em 25 a 17.

Fernanda Garay, do Praia Clube, saiu de quadra por conta de lesão / Foto: Yuri Laurindo

No quarto set, o Minas começou errando demais e viu a diferença do placar chegar em 7 a 3, obrigando o pedido de tempo. Na volta, o time de de Belo Horizonte manteve sua virada de bola, diminuiu os erros e com um ace de Macris deixou o marcador em 9 a 7, fazendo com que as adversárias parassem o duelo. Na volta, o Praia Clube cresceu muito. Melhor em todos os fundamentos, principalmente no sistema bloqueio e defesa, o time de Uberlândia ditou o ritmo e fechou em mais um 25 a 17.

No tie break, o Minas começou arrasador. Com dois pontos de bloqueio e um contra-ataque de Bruna Honório, a equipe abriu 4 a 1 no placar e o jogo foi parado. Na volta, a avalanche do time mineiro continuou, colocando 11 a 3 no marcador e o Praia Clube parou mais uma vez o duelo. Na volta, foi só questão de tempo para que a vitória viesse, por 15 a 6 e o time de Belo Horizonte confirmasse a vitória por 3 sets a 2 no primeiro jogo da final da Superliga feminina de vôlei.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei