Duas regatas deram início às disputas do Campeonato Mundial de ILCA 6 masculino, realizado em Vilamoura, Portugal. Neste domingo (27), o grande destaque foi o brasileiro Erik Scheidt, que assumiu a liderança geral da competição ao registrar um primeiro lugar na regata inaugural e a terceira posição na segunda do dia.
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Atual campeão mundial juvenil, Erik confirmou o bom momento. Vale destacar que a classe ILCA 6 (laser radial) integra o programa olímpico exclusivamente no feminino.
Com os desempenhos de abertura, o velejador brasileiro soma apenas 4 pontos perdidos, assegurando a liderança antes da entrada do descarte da pior nota, previsto para as próximas etapas da competição. A segunda colocação geral pertence ao espanhol Alberto Medel Castrillón, que anotou um terceiro e um segundo lugares, acumulando 5 pontos perdidos.
O Brasil colocou mais um atleta no top 3. Quinto colocado no Aberto da Europa Juvenil de 2026, Francisco Dal Ri ocupa a terceira posição com 7 pontos perdidos. Dal Ri abriu a competição ao cruzar em segundo lugar na primeira regata, definindo uma dobradinha brasileira com Erik, e manteve um bom desempenho ao fechar na quinta posição na regata seguinte.
Mais sobre vela
Medalhista de bronze no Mundial Juvenil deste ano, o italiano Lorenzo Ghirotti figura na sexta colocação, acumulando 17 pontos perdidos.
Desempenho dos demais brasileiros
A flotilha brasileira ainda contou com outros dois velejadores em Vilamoura. Leonardo Anzolch aparece na 27ª posição geral, somando 56 pontos perdidos após registrar o 31º lugar na regata inaugural e a 25ª colocação na segunda.
Felipe Strassburger ocupa o 39º lugar, com 76 pontos perdidos. O velejador começou bem a disputa ao cruzar em 15º na primeira descida, mas não largou na segunda regata e acabou registrando os 61 pontos equivalentes ao último lugar da prova.
O Campeonato Mundial de ILCA 6 segue com programação diária de regatas em Vilamoura até o dia 2 de outubro.



