Siga o OTD

Vela

Brasileiros disputam Etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela

Brasileiros disputam Etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela
Jesus Renedo/Sailing Energy/World Sailing

Medalhista olímpica Fernanda Oliveira volta a competir na Copa do Mundo de Vela, evento em que conquistou três medalhas no ciclo dos Jogos Rio 2016.

O Brasil estará representado por uma delegação de 14 velejadores na etapa de Hyères da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), que será aberta neste domingo (22). As primeiras regatas serão disputadas a partir de terça-feira (24), às 6h de Brasília. A Equipe Brasileira terá o reforço da medalhista olímpica Fernanda Oliveira, que compete ao lado de Ana Barbachan na classe 470 feminina.

Em 2018, as velejadoras gaúchas foram campeãs sul-americanas, mas optaram por não disputar o Troféu Princesa Sofia, em Palma, na Espanha, no começo de abril, a fim de intensificar a preparação técnica e física no Brasil. A dupla reaparece em Hyères, local em que elas conquistaram duas medalhas de ouro (2013 e 2015) e uma de prata (2016) na jornada rumo aos Jogos Rio 2016.

“Hyères é um lugar que nos traz boas recordações, sem dúvida. No último ciclo, foi onde nós tivemos o maior número de medalhas. Esse retrospecto nos anima, e a gente sabe do nosso potencial, mas é claro que a dificuldade será imensa. É uma etapa sempre muito competitiva, com grandes velejadores e alto nível técnico. Palma já mostrou que há várias tripulações novas que estão brigando entre as dez primeiras colocações”, afirma Fernanda Oliveira, que deu uma pausa na carreira em 2017 para o nascimento do filho Arthur.

Outro destaque da delegação brasileira em Hyères é Jorge Zarif, que em 2018 conseguiu três resultados de top 10 nas três principais competições do ano na classe Finn: quarto lugar na Copa do Mundo de Miami; quinto no Troféu Princesa Sofia; e sétimo no Campeonato Europeu.

Na classe Nacra 17, o Brasil terá duas duplas que vêm embaladas por resultados consistentes. Samuel Albrecht/Bruna Martinelli e João Bulhões/Gabriela Nicolino ficaram no top 20 no Troféu Princesa Sofia, em 14º e 18º lugares, respectivamente.

Ao todo, Hyères receberá 720 atletas de 50 países em 550 barcos. Será a última etapa antes da Final da Copa do Mundo, marcada para Marselha (França), de 3 a 10 de junho, com os melhores velejadores da temporada na competição.

Confira a relação completa de velejadores do Brasil na Copa do Mundo de Hyères:

Finn – Jorge Zarif
Finn – Antonio Moreira
470 feminina – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan
470 masculina – Geison Mendes e Gustavo Thiesen
49er – Carlos Robles e Marco Grael
Laser – Bruno Fontes
Nacra 17 – Samuel Albrecht e Bruna Martinelli
Nacra 17 – João Bulhões e Gabriela Nicolino
Laser – João Pedro Souto de Oliveira

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Vela