Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena vencem primeira regata no Mundial da 49er FX

Martine e Kahena vencem sétima regata do Mundial, mas perdem duas colocações na classificação

Martine Grael e Kahena Kunze em ação no Mundial da 49er FX
(Foto: Miriam Jeske/COB)

Martine Grael e Kahena Kunze venceram sua primeira regata no Mundial da 49er FX, classe da vela, em Lanzarote, na Espanha. Depois de dois dias de disputas, as bicampeãs olímpicas venceram a sétima corrida do grupo azul, nesta quinta-feira (07). Elas chegaram aos 42 pontos perdidos com outros dois top-10 e um top-15 nas demais corridas do dia e chegaram à nona colocação geral. Agora, as brasileiras disputarão a flotilha de ouro.

Vindo de dois top-5 no dia anterior, Martine Grael e Kahena Kunze participaram de quatro regatas nesta quinta-feira. Elas ficaram em oitavo lugar na primeira, em 13º na segunda, venceram a terceira e voltaram a ficar em oitavo na quarta. Na regata em que as brasileiras venceram, as australianas Laura Harding/Annie Wilmot ficaram em segundo lugar, enquanto as espanholas Támara Echegoyen/Paula Barceló ficaram em terceiro.

Apesar da vitória e dos dois top-10, Martine e Kahena perderam posições na classificação geral. Elas apareciam em sétimo lugar no início do dia, mas caíram para a nona colocação com os resultados desta quinta, tendo 42 pontos perdidos. As suecas Vilma Bobeck/Rebecca Netzler assumiaram a liderança do Mundial da 49er FX, após vencerem duas regatas no dia. Elas têm 20 pontos perdidos, três a menos do que as holandesas Odile van Aanholt/Annette Duetz.

A partir desta sexta-feira, Martine e Kahena disputarão a flotilha de ouro, que reúne as 25 primeiras colocadas do Mundial. A expectativa é de que haja mais oito corridas neste final de semana antes da regata das medalhas, onde apenas as dez primeiras duplas participam e que conta com pontuação dobrada. O final da competição está programado para ocorrer no domingo (10).

Gustavo e Nicolas perdem posições

Ainda em Lanzarote, mas no Mundial da classe 49er, Gustavo Abdulkuklech e Nicolas Bernal caíram para o 58º lugar, com 193 pontos perdidos. Eles tiveram um 28º, um 27º e um 24º lugar nas três regatas disputadas no dia. Os franceses Erwan Fischer/Clément Pequin lideram com 21 pontos perdidos. Há 71 duplas na disputa. Os brasileiros disputarão a flotilha de prata.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela