Siga o OTD

Vela

Henrique e Isabel sobem uma posição no Mundial de 470

O melhor barco brasileiro na competição alcançou duas 15ª colocações na abertura da etapa decisiva do evento

Melhor barco do Brasil não começa bem na flotilha de ouro do Mundial de 470 (Foto: Bernardí Bibiloni)
(Foto: Bernardí Bibiloni)

Nas primeiras duas regatas da flotilha de ouro do Mundial da Classe 470 da vela, em Mallorca, os brasileiros Henrique Haddad e Isabel Swan não conseguiram grandes resultados, mas subiram uma posição na tabela geral da disputa. Eles seguem em busca de confirmar sua vaga aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A competição segue até o próximo domingo (3).

Henrique e Isabel começaram a nova etapa com uma 15ª colocação na primeira vez que entraram na água. Logo depois, os velejadores repetiram a posição anterior na segunda regata. Com os resultados, eles acumularam 70 pontos perdidos, contando com um descarte (17º lugar na corrida de abertura). Agora, a dupla brasileira é a 22ª colocada na classificação geral.

Após o término da primeira fase, Henrique Haddad e Isabel Swan se classificaram como melhor barco centro-sul-americano do Mundial de 470. No entanto, o feito não é o bastante para garantir a dupla do Brasil nas Olimpíadas de Paris. Eles também precisarão finalizar o torneio entre os 16 primeiros colocados, para, assim, atingir o índice exigido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Competindo na flotilha de prata, Juliana Duque/Rafael Martins conseguiram uma segunda e uma nona colocações. Na tabela geral, eles ocupam o 33º lugar.

Depois de duas regatas, os líderes do Mundial são os japoneses Tetsuya Isozaki e Yurie Seki. No momento, eles somaram 19 pontos perdidos, tendo vencido uma parcial. A dupla asiática está sendo perseguida pelos compatriotas Keiju Okada e Miho Yoshioka, que já acumularam 23 pontos. Por fim, Jordi Xammar e Nora Brugman, da Espanha, completam o pódio provisório em terceiro.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vela