Siga o OTD

Vela

Vela: Guia do Mundial de Laser Radial em Mar del Plata

Saiba tudo sobre o evento que abre o calendário mundial da vela e no qual o Brasil pode conquistar mais vagas olímpicas.

Gabriella Kidd em ação nos jogos pan-americanos de Santiago-2023. Ela entra em ação no mundial de laser radial (ILCA-6) em Mar del Plata que dá vaga olímpica vela
(Foto: Matias Capizzano/Santiago 2023 via Photosport)

O Mundial de Laser Radial (ILCA-6) feminino começa nesta sexta-feira (5) e vai até a próxima quarta-feira (10). 102 atletas participam da competição em Mar del Plata, Argentina. O Brasil estará representado por Gabriella Kidd. É a primeira chance de 2024 para o Brasil de conquistar mais vagas olímpicas. Não está prevista transmissão em vídeo do Mundial, mas você pode acompanhar todos os resultados dessa importante competição de vela pelo Olimpíada Todo Dia.

Os 102 atletas serão divididos em duas flotilhas durante a primeira parte da competição, a amarela e a azul. Gabriella Kidd está na azul. Serão 10 regatas no total, além de uma regata da medalha. A partir do quarto dia as melhores das regatas classificatórias passam para a flotilha ouro e seguem na briga por medalha, enquanto as outras disputam a flotilha prata.

04 de janeiro (quinta)- 18h Cerimônia de Abertura
05 de janeiro (sexta)- 2 regatas classificatórias a partir das 12h
06 de janeiro (sábado)- 2 regatas classificatórias
07 de janeiro (domingo)- 2 regatas classificatórias
08 de janeiro (segunda)- 2 regatas finais (se já tiver acontecido 4 regatas)
09 de janeiro (terça)- 2 regatas finais
10 de janeiro (quarta)- 1 regata da medalha e 1 regata de consolação

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

VAGAS OLÍMPICAS PARA PARIS-2024

Sete vagas olímpicas estarão em jogo no Mundial de Laser Radial, que também é conhecido por seu nome técnico de ILCA-6. 

A Laser Radial prevê 43 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, com limites de um por país, e 28 países já estão garantidos. Além da França, 16 se classificaram no Mundial de 2023 enquanto 11 através de campeonatos continentais – incluindo os Jogos Pan-Americanos. 

O Mundial de 2024 de ILCA-6 tem prioridade sobre os campeonatos continentais que serviram de pré-olímpico, caso de Santiago-2023. 

Portanto até os que já conquistaram vaga através destes campeonatos estão na disputa e se conquistarem em Mar Del Plata, suas vagas continentais serão realocadas. 

Dessa forma, se Peru ou Uruguai conquistarem a vaga nesta semana, o Brasil herda uma das vagas da América do Sul/Central, por causa do sétimo lugar de Gabriella Kidd nos Jogos Pan-Americanos.

QUEM ESTÁ NA BRIGA

Já conquistaram vaga pelo Mundial de Vela de 2023 e estão inelegíveis para uma vaga olímpica no Mundial de Laser Radial: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça.

Assim, estão elegíveis para uma vaga 45 atletas de 29 países: Bermuda* (1), Brasil (1), Bulgária (1), Chile (2), Croácia (2), Chipre (1), Eslovênia (1), Espanha (4), Fiji* (1), Finlândia (1), Guatemala (1), Hong Kong (2), Índia (1), Irlanda (1), Israel (1), Japão (5), Lituânia (1), México* (1), Nova Zelândia* (1), Peru* (3), Porto Rico (1), Romênia (1) Tailândia* (1), Tchéquia (2), Tunísia (1) Turquia (3), Ucrânia (2), Uruguai* (1), e Venezuela (1) Em asterisco, estão os países que já conquistaram pelos continentais, mas seguem elegíveis para a vaga mundial.

Outras três vagas serão distribuídas no Campeonato Europeu da modalidade, enquanto outras três para países em desenvolvimento – uma através de um programa da Federação Mundial de Vela e duas pela Universalidade.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Vela