Siga o OTD

Vela

Sexta etapa da Volvo Ocean Race termina nesta terça

Divulgação

O barco da brasileira Martine Grael pode conquistar, nesta terça-feira, sua primeira vitória na Volvo Ocean Race. Resultado seria histórico para o Brasil.

A madrugada desta terça-feira, pode ser histórica para o esporte brasileiro. A sexta etapa da Volvo Ocean Race será decidida em Auckland, Nova Zelândia, com dois barcos com chances reais de vitória. Um deles é o AkzoNobel, da campeã olímpica Martine Grael, que disputa milha a milha com o Sun Hung Kai/Scallywag. Seria a primeira vitória da brasileira na regata de Volta ao Mundo.

Os dois times estavam separados por apenas 1 milha náutica na atualização de placar da tarde desta segunda-feira. Em terceiro, 10 milhas náuticas atrás, está o Turn the Tide On Plastic. Ou seja, a chegada à Cidade das Velas, como é conhecida Auckland, deverá decidir a configuração do pódio. Faltam menos de 200 milhas para a linha final.

 A equipe de Martine Grael adotou, nas últimas 24 horas, o modo invisível e segurou a liderança, mesmo que pequena. Mas ao contrário de aumentar a sua vantagem, o AkzoNobel viu os adversários no retrovisor literalmente. “Nós temos uma pequena vantagem, mas ir do Cabo Norte para Cape Brett não vai ser fácil. As próximas 12 horas serão cruciais”, disse Brad Farrand, do Akzonobel.

A bordo do segundo colocado, o skipper Dave Witt estava contente por ver a diferença reduzir a cada relatório de posição. “A brisa vai desaparecer no topo da Nova Zelândia”, disse o comandante do Scallywag. “O AkzoNobel vai chegar primeiro e serão empurrados pela maré durante algumas horas. E nós não. Pode estar aqui a chave para nos reagruparmos novamente”, completou.

O dilema que enfrentam as três principais equipes é forçar passar mais perto da costa e ter a corrente contra numa rota mais curta, ou ir para o fora com uma corrente favorável, mas fazer mais milhas. Enquanto o Turn the Tide on Plastic persegue o seu primeiro pódio, a skipper Dee Caffari disse que estava preparada para levar o barco ao limite. “Quando o sol nascer, vamos fazer um turno extra, com isto vamos ter mais pessoas para ajudar nas manobras. Quando o vento entrar, vamos estar todos no deck prontos para qualquer coisa. Vamos dar tudo por tudo, até ao fim”, falou Caffari.

Enquanto isso, o MAPFRE e o Dongfeng continuam na sua regata privada para ver quem tem melhor desempenho. Os dois lideram a competição na classificação geral, mas não devem fazer pódio na sexta etapa.

Mais em Vela