Siga o OTD

Vela

Mundial de Vela 2023 terá 24 brasileiros

Mundial de Vela de todas as classes na Holanda pode confirmar primeiros classificados do país para Paris 2024

Brasileiros no Mundial de Vela de Haia 2023

O Campeonato Mundial de Vela 2023 será de 11 a 20 de agosto, na cidade de Haia, na Holanda.

A competição contará com a participação de 24 atletas da Equipe Brasileira de Vela.

A sexta edição do evento é organizada pela World Sailing e tem um significado crucial, pois atribui as primeiras vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O Mundial de Vela também reunirá mais de 1.200 velejadores, que competirão em todas as 10 categorias olímpicas.

O grupo é composto tanto por velejadores experientes, detentores de medalhas em Jogos Olímpicos e nos Jogos Pan-Americanos, quanto por jovens talentos que representam a Vela Jovem, uma das prioridades da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância do Campeonato Mundial de Vela para demonstrar a evolução técnica das equipes, uma vez que ocorre no ano que antecede os Jogos Olímpicos.

”A equipe brasileira é formada por uma seleção diversificada, composta por atletas experientes que já conquistaram medalhas olímpicas e mundiais, bem como pela nova geração de talentos que vem se destacando nas competições das categorias de base”.

No contexto da classificação olímpica, os países classificados até o 11º lugar na categoria IQFoil asseguram vagas nos Jogos Olímpicos, tanto no masculino quanto no feminino.

Nas categorias 49er e 49er FX, as dez melhores duplas garantem vagas na disputa do Mundial de Vela.

”Temos feito a melhor preparação possível até esse momento. O evento-teste foi super importante para nos familiarizarmos com as condições da Olimpíada”.

”O Mundial será muito forte e vamos em busca do nosso melhor”, contou Kahena Kunze, que foi campeã mundial na classe ao lado de Martine Grael em 2015.

Foto: Sander van der Borch/World Sailing

A CBVela estipulou que, para um atleta, conseguir tal feito na categoria 470 masculina, na categoria Fórmula Kite e na categoria 470 mista, é necessário ficar entre os oito melhores, enquanto na categoria Nacra 17, é preciso ficar entre os nove melhores.

Além disso, nas categorias ILCA 6 e 7, o Mundial de Haia distribuirá 16 vagas por nação. O Campeonato Mundial de Vela é um evento que ocorre a cada quatro anos e reúne as classes de barcos que participarão nas competições de vela dos Jogos Olímpicos.

O Brasil possui um histórico significativo nesse evento, acumulando um total de cinco medalhas, das quais quatro são de ouro e uma é de prata.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022. 

Lista de atletas no Mundial de Vela 2023

49er – Marco Grael / Gabriel Simões
49er Fx – Martine Grael / Kahena Kunze
Formula Kite – Bruno Lobo
Fórmula Kite  – Lucas Pé Fonseca
Formula Kite Woman – Socorro Reis
iQFoil  – Mateus Isaac
iQFoil – Bruna Martinelli
iQFoil – Giovanna Prada
470 Misto – Rodrigo Duarte / Ana Barbachan
470 Misto – Henrique Haddad / Isabel Swan
470 Misto – Juliana Duque / Rafael Martins
ILCA 7 – Bruno Fontes
ILCA 7 – Philipp Grochtmann
ILCA 7 – Felipe Fraquelli
ILCA 6 – Gabriela Kidd
Nacra 17 – João Bulhões / Marina Arndt
Nacra 17 – Samuel Albrecht / Gabriela Nicolino

Mais em Vela