Siga o OTD

Vela

Mundial de IQFoil tem estreia adiada por falta de vento na Suíça

Brasil tem três representantes na competição da classe de vela que fará sua estreia no programa olímpico em Paris 2024

Mundial de IQFoil
(Instagram/mateusisaac)

O Campeonato Mundial da classe IQFoil precisou ter a estreia adiada. Previsto para começar nesta terça-feira (17), as primeiras disputas foram remarcadas para esta quarta-feira (18), pela falta de vento na região do lago Silvaplana, na Suíça. O Brasil conta com três representantes na competição: Mateus Isaac, Bruna Martinelli e Giovanna Prada.

No entanto, para aproveitar o dia, a organização do Mundial de IQFoil realizou uma prova de velocidade, que não contará pontos na competição, mas que teve até prêmio para os três primeiros colocados. Os brasileiros, entretanto, não participaram.

+Bruno Soares volta aos treinos após cirurgia e vai jogar US Open

Vale lembrar que a iQFoil é uma classe de Windsurf que vai entrar no programa olímpico em Paris 2024, substituindo a RS:X. O Foil, espécie de quilha, pode ser acoplado a diversos tipos de pranchas e barcos. Uma das grandes vantagens do equipamento é conseguir “voar”, ficando sem contato direto com a água, conferindo maior velocidade para a prática.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além do IQFoil, a World Sailing fez mais mudanças para a vela em Paris 2014. As classes Laser Standart, Laser Radial, 49erFx, 49er e Nacra 17 permanecem no programa olímpico. Já as classes Finn, RS:X masculina e feminina e 470 masculina e feminina dão adeus à competição, sendo substituídas por Kite, IQFoil e 470 mista.

Mais em Vela