Siga o OTD

Vela

Regatas são adiadas pela segunda vez no Mundial 49er

Regatas são adiadas pela segunda vez no Mundial 49er
Divulgação

Os barcos continuam ancorados na cidade do Porto, em Portugal, à espera de vento para iniciar a disputa do Campeonato Mundial 49er. Assim como na segunda-feira, neste terça (29) as condições meteorológicas não permitiram a largada das regatas. Para esta quarta-feira (30), a situação deve mudar e apresentar desafios para a dupla brasileira formada por Robert Scheidt e Gabriel Borges. Isso porque é esperada uma frente fria, que deve provocar ventos fortes e ondas grandes.

Scheidt faz sua estreia na maior e mais importante competição na nova classe e está ansioso para colocar seu 49er na água. “Estamos há três dias parados, um de descanso, domingo, e dois por falta de tempo favorável. Nesta terça, não tinha vento nenhum e choveu pela manhã. Mas a expectativa é para a entrada da frente amanhã (quarta), com muito vento e ondas grandes, o que será um desafio para nós. Mas espero mesmo que possamos estrear logo no Mundial”, disse o velejador.

Bicampeão, maior medalhista olímpico do Brasil e considerado uma lenda viva nas classes Star e Laser, o atleta de 44 anos disputa sua primeira temporada na 49er. Encara o desafio de velejar em um barco maior, mais veloz e com estratégias diferentes a fim de iniciar um novo ciclo olímpico, visando os Jogos de Tóquio, em 2020.

Recentemente, Scheidt e Borges disputaram o Campeonato Europeu. Em 15 regatas, conquistaram duas vitórias e encerraram a participação em 31º lugar, com 103 pontos perdidos, entre 92 barcos. “Aprendemos muito e deixamos o Europeu um pouco melhor do que chegamos. Estreamos um novo barco e sabemos que tudo faz parte do nosso aprendizado na 49er”, completou o atleta sobre a disputa em Kiel, na Alemanha.

Além de Scheidt e Borges, o Brasil terá mais duas duplas: Carlos Robles e Marco Grael e Dante Bianchi e Thomas Low-Beer. As regatas serão disputadas diariamente e têm início previsto para 6h55 (horário de Brasília). A competição este ano conta com 84 tripulações na 49er. O campeonato vai até este sábado, dia 2 de setembro, data da regata da medalha. No feminino, o País será representado por Martine Grael com Kahena Kunze, dupla campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vela