Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif fica para trás de novo no mundial da classe finn

Brasileiro amargou um 30º e um 40º lugares na terceira e quarta regatas da competição e caiu para a 33ª colocação geral

Jorge Zariff, na Finn Gold Cup de vela
(Robert Deaves/Finn Class)

O brasileiro Jorge Zarif voltou a ter um dia ruim na Finn Gold Cup, o mundial da classe finn de velam no Japão. Na madrugada desta segunda (16) para terça (17) ele marcou um 30º e um 40º lugares na terceira e quarta regatas da competição, caindo para a 33ª colocação na classificação geral.

No primeiro dia, Jorge Zarif, que é o líder do ranking mundial da classe finn, havia feito um 27º e um 28º lugares, encerrando as duas regatas de estreia no 31º lugar.

Após as quatro disputas o brasileiro soma 125 pontos perdidos na Finn Gold Cup. O líder continua sendo o neozelandês Josh Junior, mas agora sem dividir a ponta com ninguém. Ele ficou em quinto na primeira regata da terça-feira e venceu a segunda. Com isso, soma 12 pontos perdidos.

Josh Junior na Finn Gold Cup de vela
Josh Junior lidera a competição (Robert Deaves/Finn Class)

Andy Maloney, também da Nova Zelândia, que terminou o primeiro dia dividindo a primeira colocação com o compatriota, foi apenas o 19º na primeira regata do dia e, mesmo sendo segundo na segunda, não conseguiu se manter nem na vice-liderança geral da competição. Foi ultrapassado pelo croata Nenad Bugarin, que fez um nono e um sétimo lugares. Maloney tem 27 pontos perdidos contra 26 do rival europeu.

Só fera na Finn Gold Cup

A competição em Melbourne reúne 60 atletas de 21 países, dentre eles os 20 melhores do ranking mundial. Além de Jorge Zarif , estão o atual campeão, Zsombor Berecz, da Hungria, está em 8º lugar com 48 pontos perdidos após as quatro regatas. O britânico Giles Scott, atual campeão olímpico, é o quinto com 30.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A Finn Gold Cup deste ano é a edição de número 63 da história, que tem um outro brasileiro como um dos grandes destaques. Joerg Bruder foi tricampeão de 70 a 72 e ficou em segundo lugar em 1969. Foi criada em 1956 e, na vela, é considerado campeonato mundial da classe.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela